Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Suíno

Relato sobre o Congresso Iowa Pork - Por Jim Long

Região onde aconteceu o evento é responsável por 25% da produção de suínos nos Estados Unidos. Participantes estavam "cautelosamente otimistas".

Relato sobre o  Congresso
Na semana passada, participamos do Iowa Pork Congress. Iowa é o lar de cerca de 25% da produção de suínos nos Estados Unidos.

Nosso Relatório

O Iowa Pork Congresso não parecia ter a presença dos anos anteriores. Mau tempo ao norte de Des Moines e as penúrias econômicas que nosso setor tem enfrentado foram dois fatores que, na nossa opinião, reduziram presenças. Como de costume, Doug Fricke e outros organizadores do Iowa Pork Congress fizeram um bom trabalho organizando uma feira de primeira classe em um excelente local.

Como os Seminários de Banff, uma semana antes, gostaríamos de caracterizar as pessoas com quem conversamos como cautelosamente otimista. Um porém a esta observação é que, muito provavelmente, só as pessoas positivas estão freqüentando feiras de suinocultura. As pessimistas ficam em casa. Ouvimos falar de potências na suinocultura restringindo as viagens para o Iowa Pork Congress e outros eventos do setor, devido a restrições financeiras.

Várias pessoas estavam bastante conscientes da redução no preço de carcaças e cortes na semana passada. Isso deixa todo mundo nervoso. O lado positivo para muitos é que a grande diminuição de 60-70 centavos de dólar por bushel que vimos no preço do milho nas duas últimas semanas está reduzindo o preço de empate.

Era interessante que várias pessoas vieram até nós e agradeceu-nos por encontrar motivos de otimismo que lhes deu esperança para si e para a nossa indústria. No outro lado, a maioria das mesmas pessoas gostou das críticas que fizemos dos economistas que, sem ter nenhum investimento pessoal no setor, se mostram insensíveis e debocham das dificuldades dos produtores.

A oferta de suínos está caindo. Há muita procura por um grande número de leitões de maternidade e de creche. Há capacidade de terminação disponível, mas mesmo com crédito apertado, a procura de leitões ainda é forte.

No setor de genética na semana passada, a grande notícia foi a aquisição completa do Newsham Choice Genetics pela empresa francesa Groupe Grimoud. Se foram os acionistas Bucolia da Holanda, a família Mitchell e alguns funcionários da Newsham. Este será a primeira incursão das empresas Groupe Grimoud em genética suína. Eles têm muita experiência com patos, frangos e coelhos. A aquisição da Newsham pela Monsanto Choice Genetics no outono de 2007, pouco antes do colapso do mercado, não era o melhor momento.Talvez ele é chamado mordendo mais do que se pode mastigar. Tem havido muitas baixas em nossa indústria nos últimos dois anos. Agora com PIC, Newsham, Danbred, Hermitage, Hypor, Topigs, Norsvin, todas baseadas e sediadas na Europa, sobraram poucas empresas americanas de genética suína. No final, a guerra da genética não será decidida pela origem da propriedade, mas por quem oferece o melhor produto para os clientes. Vamos ao jogo!

Tradução: Genesus Inc.