O fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico equatorial, continua a influenciar o clima no Rio Grande do Sul, contribuindo para a ocorrência de fortes chuvas que afetam o estado desde 27 de abril. Segundo a Defesa Civil do estado, 85% dos municípios gaúchos já enfrentam problemas decorrentes de enchentes.
Morgana Almeida, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a persistência de temperaturas elevadas nos oceanos Pacífico Central e Atlântico Tropical desempenha um papel crucial no prolongamento dos efeitos do El Niño.
No Rio Grande do Sul, este fenômeno tem causado a formação de um bloqueio atmosférico que impede o avanço das frentes frias vindas do sul do país para outras regiões. Como resultado, as nuvens dessas frentes frias permanecem estacionárias sobre o estado, descarregando volumes significativos de chuva.
Em Caxias do Sul, por exemplo, a precipitação registrada nos primeiros dias de maio já supera significativamente a média histórica para o mês. No dia 1º de maio, foram registrados 148 mm de chuva, seguidos por 192 mm no dia seguinte, totalizando 447,8 mm nos primeiros dias do mês, contra uma média de 131,0 mm.
Previsão para os próximos dias
As previsões do Inmet para os próximos dias indicam uma continuação do tempo instável. Esta quinta-feira (9/5) deve ser fria e seca na maior parte do estado, mas com possibilidade de chuvas à tarde e à noite no norte.
Pancadas de chuva e trovoadas
Amanhã, sexta-feira, (10/5), esperam-se pancadas de chuva e trovoadas mais intensas do centro para o leste do estado, com acumulados que podem ultrapassar 20 mm. O fim de semana promete ser ainda mais instável e úmido, com previsão de chuvas volumosas em várias regiões, especialmente no norte, nordeste e centro-leste do Rio Grande do Sul.
O Inmet já emitiu seis alertas para diferentes regiões do estado, incluindo um alerta amarelo de tempestade, que terminou ao meio-dia desta quarta-feira.
A tendência é que as chuvas continuem, influenciando a queda das temperaturas em todo o estado.
Informações detalhadas sobre os municípios afetados por cada alerta estão disponíveis no site do Inmet.