Essa Semana todos os cidadãos foram surpreendidos pelos altos valores das suas contas de energia elétrica. Mais um resultado do confinamento? Talvez seja. Mas na realidade o que vem acontecendo é um aumento no consumo. Um outro fator que tem contribuído para que a conta de energia pese no bolso do consumidor são os reajustes constantes realizados anualmente pelas companhias elétricas. A alternativa para se livrar desses gastos mensais são as usinas fotovoltaicas.
Em Patos de Minas, a empresa Alterne Energia tem atendido empresas, produtores rurais e consumidores residenciais interessados em reduzir a conta de luz investindo em energia fotovoltaica. Em apenas dois anos, a Alterne já instalou mais de 40 projetos de geração de energia solar. A Alterne Energia realiza o projeto , a execução e monitoramento das usinas, além de auxiliar na escolha da melhor forma de financiar o investimento e total assistência pós venda.
Com contas de energia que chegavam a R$ 3 mil, a comerciante Milene Marques de Santana Costa decidiu contratar a Alterne Energia para construir um projeto de geração de energia solar. Ela explica que o sistema com três inversores abastece dois apartamentos e o comércio da família e que valor da conta de luz caiu para apenas um terço. “Este é o primeiro mês com cobrança após o ajuste. Nos apartamentos pagamentos a taxa mínima e o excedente é abatido no consumo comercial. Agora nesse mês vamos pagar R$ 1050,00”, explica Milene.
Para a comerciante o investimento feito na instalação do sistema de energia fotovoltaica valeu a pena. “Estou satisfeita sim, o pessoal que instalou é muito competente e fez o trabalho no prazo combinado, entregou tudo funcionando e autorizado pela Cemig”, concluiu ela.