Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

BRF e Marfrig conquistam Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

Este é o mais alto nível de certificação de transparência na publicação de inventário de emissão de gases de efeito estufa como forma de avaliação e notificação

BRF e Marfrig conquistam Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, dona das marcas SadiaPerdigão e Qualy, e a Marfrig, uma das companhias líderes em carne bovina, suína e de aves e maior produtora de hambúrguer no mundo, conquistam o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, o mais alto nível de certificação concedido às empresas que atendem todos os critérios de transparência na publicação de inventário de emissão de gases de efeito estufa. Esta é a 1ª vez que a Marfrig recebe o selo, já a BRF celebra seu 15° consecutivo.

A BRF encerrou o ciclo de 2023 com uma redução de 21% nas emissões totais dos Escopos 1 e 2 em comparação com o ano base 2019, impulsionada principalmente pela priorização do consumo de energia limpa proveniente dos parques eólicos de autogeração. Na cadeia de valor, mais de 50% do volume de aves produzido utiliza energia solar e 100% dos grãos adquiridos de fornecedores diretos da Amazônia e do Cerrado são rastreados. A Companhia está entre os 27 fundadores do programa, publica seu inventário de emissões de gases de efeito estufa no Registro Público de Emissões há mais de uma década, e, desde 2009, integra a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3.

Já a Marfrig teve em 2023 uma redução de 20% nas emissões totais dos Escopos 1 e 2 em relação à linha de base de 2019, principalmente devido ao foco na utilização de fontes de energia renováveis. A promoção de uma pecuária sustentável, de baixo carbono e livre de desmatamento, é uma sua principal meta. Os processos de aquisição de gado de fazendas localizadas no bioma Amazônia atenderam a todos os critérios e diretrizes do Compromisso Público da Pecuária Amazônica pelo 12º ano consecutivo. Esse desempenho foi certificado por auditorias independentes que monitoram as práticas de combate ao desmatamento e defesa dos direitos humanos, como o respeito aos povos originários e a proibição do trabalho infantil ou de condições análogas à escravidão. Ainda em 2023, mais de 875 mil animais foram criados em fazendas com sistemas de baixa emissão na cadeia de valor. Além disso, desde 2021 a Marfrig já reintegrou 4 mil fazendas como parte do seu processo de inclusão. Como resultado dessas ações, as emissões de escopo 3 caíram 9,9% em comparação ao ano base de 2019.

Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade da BRF e da Marfrig, destaca que o selo é um reconhecimento da solidez e confiabilidade dos compromissos de redução das emissões de gases de efeito estufa de ambas as Companhias.

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).  Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.

Sobre a BRF       

A BRF está presente em 127 países e seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos para pessoas em todo o mundo por meio da gestão sustentável de sua cadeia, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de Segurança, Qualidade e Integridade. Com agilidade, simplicidade e eficiência, a empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores e 300 mil clientes no mundo, e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade. 

Sobre a Marfrig

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina, suína e de aves e a maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 30,4 bilhões no primeiro trimestre de 2024. A empresa emprega mais de 120 mil colaboradores, distribuídos entre Operação América do Norte, Operação América do Sul e BRF. As operações América do Norte e América do Sul processam e comercializam carne bovina in natura, produtos industrializados, de marca, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Fonte: BRF Assessoria