Quem se interessa pelo tema “lixo doméstico” sabe que o Japão é exemplo para o mundo inteiro. Por lá, o lixo não é um problema da prefeitura ou estado, mas sim de cada habitante. Entre diversas ações aplicadas no país, o município de Kamikatsu, em Tokushima, se destaca sendo referência mundial em reciclagem. A cidade já recicla ou composta 80% do lixo produzido e tem como meta zerar completamente os resíduos até 2020. Não é de se estranhar então que é desta cidade tenha nascido um pub/cervejaria ecológico.
A Kamikatz Public House é cervejaria multifuncional, que funciona como um lugar de encontro. Ao mesmo tempo em que é um bar, também vende suprimentos domésticos e alimentos. A inspiração para essa mistura veio da “pub”, que significa “casa pública”. Os arquitetos responsáveis pensaram em levar os princípios da comunidade e sabedoria em torno da questão do desperdício por meio da arquitetura.
Mas o mais interessante é que ela foi construída com materiais e móveis reciclados. Os azulejos, por exemplo, são de uma fábrica abandonada usados como pavimentos; garrafas de vidro foram aproveitadas para criar um lustre personalizado, janelas velhas foram reaproveitadas e as paredes foram cobertas com jornal reciclado, que fizeram a vez do papel de parede. Já o exterior do imóvel foi feito com resíduos de cedro e pintado com uma tinta natural à base de tanino.
Ao adentrar no espaço é possível observar como os itens usados foram aproveitados de forma muito criativa: muitos encontrados em centro de reciclagem. “Na premissa de que uma mudança de paradigma de produção e venda é essencial para conseguir zero desperdício, um setor privado inspirado nos princípios desta cidade lançou este projeto”, afirma o escritório de arquitetura Hiroshi Hakamura & NAP.