Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ESG

Fávaro pede ao setor que demonstre a sustentabilidade da produção brasileira

Fávaro enfatizou: "Somos exemplo de sustentabilidade. Esse é o maior desafio da atualidade: mudar a retórica de achar que os produtores brasileiros produzem em detrimento do meio ambiente"

Fávaro pede ao setor que demonstre a sustentabilidade da produção brasileira

Durante o lançamento da segunda fase da campanha internacional de sustentabilidade da proteína animal da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, convocou o setor produtivo brasileiro a quebrar a retórica de que o agronegócio prejudica o meio ambiente.

O evento ocorreu na manhã deste domingo, no estande da ABPA na Anuga, a maior feira de alimentos do mundo, em Colônia, Alemanha. Durante o lançamento, Fávaro destacou a revolução promovida pelo Brasil na intensificação da produção de alimentos sem avançar nas áreas preservadas do país.

Nos últimos 50 anos, o Brasil deixou de ser importador para se tornar um dos maiores exportadores do mundo, aumentando a produtividade sem expandir a área de plantio.

Fávaro enfatizou: “Somos exemplo de sustentabilidade. Esse é o maior desafio da atualidade: mudar a retórica de achar que os produtores brasileiros produzem em detrimento do meio ambiente. É mentira. Nós produzimos com respeito ao meio ambiente. É um desafio que passa a ser de todos nós. Campanhas como essa, que visam esclarecer, trazer a verdade, chamar nossos compradores, parceiros, para visitar o Brasil e conhecer a realidade da nossa produção, ampliam as oportunidades de negócios e fazem muito bem para a nossa economia e para os brasileiros.”

Nos últimos nove meses, o presidente Lula realizou uma série de visitas a países, retomando e reforçando a diplomacia brasileira. Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), vem realizando um trabalho sólido com parceiros comerciais, resultando na abertura de 51 mercados para diversos produtos da agropecuária brasileira.

O ministro Fávaro também visitou neste domingo as empresas de carnes de aves e suínos no Pavilhão Brasileiro da feira.

A campanha internacional “Good Food – Sustainable Protein” destaca os atributos que diferenciam a sustentabilidade da avicultura e da suinocultura do Brasil. Para essa fase, foi apresentado um portal de notícias focado na divulgação de exemplos de iniciativas de sustentabilidade promovidas pelas agroindústrias e pelo setor produtivo brasileiro. O portal será atualizado constantemente, incluindo informações, artigos, vídeos e outras iniciativas que envolvam ações de preservação ambiental, desenvolvimento econômico e social, e governança das empresas.

O site pode ser acessado pelos endereços www.proteinasustentavel.com (versão em português) e www.braziliansustainableprotein.com (em inglês). O lançamento da campanha também foi marcado pela apresentação de um vídeo sobre sustentabilidade, mostrando pontos que definem o perfil sustentável da cadeia de proteína animal do país.