A JBS anunciou seu apoio ao governo do Pará na regularização ambiental de mais de 4 mil pequenos produtores rurais, utilizando a estrutura dos Escritórios Verdes, programa da empresa que visa a regularização de passivos socioambientais de imóveis rurais. Essa iniciativa dá continuidade aos compromissos firmados na COP-28, em Dubai, com a JBS aderindo à Plataforma de Territórios Sustentáveis do Pará.
Em parceria com o Sistema de Restauração Florestal (Sirflor) do estado, a JBS já requalificou 12 pecuaristas, que agora estão reintegrados à cadeia formal de fornecimento de gado. A Plataforma de Territórios Sustentáveis, gerida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, visa fortalecer ações de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono, unindo setores público, privado e do Terceiro Setor.
Através dos Escritórios Verdes, a JBS mapeou produtores do Pará que estavam bloqueados nos sistemas de compras devido a passivos ambientais e os orientou sobre o processo de requalificação. A empresa apoiou os produtores em todas as etapas da regularização dentro do Sirflor, permitindo que esses produtores voltassem a comercializar animais após a obtenção da Declaração de Legalidade Comercial (DLC).
Fábio Dias, diretor de Pecuária da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa da JBS Brasil, destacou que a parceria é um passo importante para uma pecuária mais sustentável, ao oferecer suporte e orientação aos produtores.
A iniciativa foi celebrada no evento “A nova pecuária do Pará”, realizado pelo governo do estado, com a participação do governador Helder Barbalho, onde 12 produtores receberam a DLC.
Desde a criação dos Escritórios Verdes, em 2021, mais de 12,5 mil fazendas foram regularizadas e 4.700 hectares foram direcionados para recomposição florestal. A JBS planeja expandir os serviços do programa até o final de 2024, com o lançamento do Escritórios Verdes 2.0, oferecendo assistência em regularização ambiental, melhoria da produtividade e gestão de propriedades.