Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

MAPA participa de Workshop na República Dominicana para abordar a ação climática na agricultura

Entre os resultados mais destacados, merecem atenção o progresso nas ações para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na agricultura e segurança alimentar

MAPA participa de Workshop na República Dominicana para abordar a ação climática na agricultura

Na última semana, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram presentes no 4º Workshop sobre o Trabalho Conjunto de Sharm El-Sheikh, no contexto da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC), realizado na República Dominicana. O principal objetivo deste evento foi fomentar discussões sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura e na segurança alimentar, em preparação para a COP 28.

Durante o workshop, foram realizadas diversas palestras voltadas para práticas sustentáveis. Entre os resultados mais destacados, merecem atenção o progresso nas ações para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na agricultura e segurança alimentar, acordos sobre o acesso a financiamentos e a promoção de projetos e iniciativas em âmbito nacional. Além disso, a capacitação em negociações e o fortalecimento das redes de trabalho nas Américas e no Caribe foram abordados, juntamente com atualizações sobre a programação prevista para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28).

A participação do Mapa neste evento foi possível graças à parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA Brasil) e foi representada pelo diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros/SDI/Mapa), Bruno Brasil. Ele enfatizou a importância dessa oportunidade para alinhar questões cruciais e promover a imagem da agricultura brasileira, acrescentando que “além das decisões sobre a agricultura, o programa planejado para a COP 28 leva em conta uma série de questões-chave que são relevantes para o desenvolvimento sustentável dos sistemas alimentares e a garantia futura de segurança alimentar”.

Contexto

Os países das Américas e do Caribe reconhecem a vulnerabilidade do setor agrícola às mudanças climáticas e suas implicações para a segurança alimentar da região. No entanto, também reconhecem que o setor agrícola pode desempenhar um papel fundamental na transição para práticas mais resilientes e de baixa emissão de carbono. Assim, eles se comprometem a facilitar condições favoráveis para essa transição, incluindo o intercâmbio de conhecimento, a transferência de tecnologias e a inovação.

Esse esforço é parte da Força de Trabalho Conjunta de Sharm-El-Sheikh, uma iniciativa de quatro anos para avançar na implementação das ações climáticas relacionadas à agricultura e segurança alimentar. As discussões e alinhamentos continuarão na COP 28, programada para ocorrer de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai.