Uma ação simples nas propriedades rurais pode se tornar uma grande contribuição para o meio ambiente. É o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos. Os produtores brasileiros vêm dando exemplo. Só neste ano foram recolhidas mais de 19 mil toneladas das embalagens.
O defensivo vai dar mais vigor aos pés de café. Numa fazenda em Araxá, a aplicação já começou. Por trás de máscaras e roupas especiais, Geraldo Rodrigues Pereira sabe muito bem o que fazer com as embalagens quando a lida termina.
Noventa e cinco por cento das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado podem ser recicladas. A entrega deve acontecer em postos. Só de janeiro a agosto o recolhimento cresceu quase 18% em relação ao mesmo período de 2008.
Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, mais de 19 mil toneladas já chegaram a um destino final ambientalmente correto neste ano. Em Minas Gerais foram 1.524 toneladas. Boa parte nesta rede de recolhimento, que atua no Triângulo, noroeste de Minas e Alto Paranaíba.