Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Energia renovável

Empresas australianas investem em projeto para transformar poedeiras de descarte em energia, de forma ambientalmente correta.

Energia renovável

Um grupo australiano de produção de ovos, em conjunto com a empresa Bio-Cogen, querem explorar as possibilidades de concepção, construção e operação de uma usina de bioenergia com poedeiras de descarte. O objetivo é desenvolver uma forma ambientalmente e humanamente eficaz para eliminar estas aves. Segundo representantes do empreendimento, já foi assinado um “Memorando de Entendimento” para que ambas empresas possam trabalhar exclusivamente na realização de um estudo de viabilidade do projeto.

O estudo vai determinar como eliminar as galinhas através de um processo de digestão anaeróbia, que irá produzir energia e fertilizantes. O método, conseqüentemente, deve ganhar certificados de energia renovável. Após a conclusão do estudo de viabilidade, a Bio-Cogen irá construir uma usina no local determinado pelo projeto.

“A usina terá uma capacidade de 2 MW, vai custar entre US$ 12 e 15 milhões, e irá gerar 50 empregos durante a construção e pelo menos 6 empregos durante o funcionamento da planta”, informa a Bio-Cogen. A empresa encoraja todos os produtores de ovos a participarem e reconhecem a necessidade de um descarte apropriado das galinhas, ajudando, desta forma, a criação de uma indústria mais sustentável no futuro. As informações são do site internacional World Poultry