A análise de dados, indicação de soluções para que prevaleçam na agroindústria brasileira altas taxas de produtividade, abundância de alimentos, aumento da produção de biocombustíveis, tecnologia de ponta e busca de qualidade/quantidade com o menor impacto possível sobre o meio ambiente são os pontos principais dos estudos desenvolvidos no livro Fertilizantes-Agroindústria e Sustentabilidade, que o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), lança no próximo dia 17, em sua sede, no Rio de Janeiro (RJ).
“A aplicação de fertilizantes e a definição dos caminhos que levam ao desenvolvimento da fertilidade e da bioprodutividade dos solos são temas complexos que envolvem conhecimentos profundos sobre o comportamento de, pelo menos, metade dos elementos químicos da Tabela Periódica e sobre os minerais e rochas que os contêm”, afirmam os editores do livro Francisco Lapido-Loureiro, pesquisador emérito do Cetem, Ricardo Melamed, pesquisador do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e Jackson de Figueiredo Neto, chefe do Serviço de Informação do Centro.
Para dar conta da complexidade dos temas abordados, foram convidados especialistas de diversas universidades, instituições de pesquisa e empresas do Brasil e exterior, que redigirem os 25 capítulos, divididos em cinco blocos temáticos e compõem as 655 páginas do livro.
Os interessados na obra devem escrever para o e-mail [email protected].
A programação do lançamento inclui uma série de palestras sobre o tema, que serão realizadas das 9h30 às 17h, por autores de renome que colaboraram na edição. O Cetem fica no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Av. Pedro Calmon, 900.