O Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e realizado no Rio Grande do Sul pela Associação de Criadores de Suínos gaúcha – ACSURS, alcançou, ao longo de 2013, 29.530 pessoas.
Utilizando o tema ‘‘Sustentabilidade’’, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria das práticas sustentáveis em todos os elos da cadeia produtiva da suinocultura, visando o fortalecimento da atividade. A estratégia contemplou ações da produção ao comércio.
As ações
A primeira das ações ocorreu em março, com a participação na 14ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, através de palestra de mercado para 5.332 produtores.
Em julho/agosto, em apoio a ABCS, a ACSURS participou do XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, considerado o maior evento do setor produtivo de suínos no Brasil. O evento, realizado em Gramado, capacitou 362 produtores e lideranças da cadeia produtiva.
Para encerrar o ano, em agosto/setembro, a ACSURS participou da 36ª Expointer, em Esteio, capacitando 1.526 pessoas através de oficinas gastronômicas e de cortes, e sensibilizando outras 22.310 na feira, com eventos de incentivo ao consumo da carne suína durante a feira.