A tarde de terça-feira, dia 7, foi de muita movimentação e conhecimento para mais de 400 suinocultores da região do Alto Uruguai Catarinense. Eles participaram do Dia de Campo da Suinocultura e Meio Ambiente, promovido pelo Comitê Regional da Suinocultura, na área da Tecnoeste, em Concórdia (SC). “Este evento é um meio muito bom para aprendermos mais a respeito do cuidado que temos que ter com o meio ambiente. Também é o momento de desabafar, falar o que temos de dúvidas e entendermos melhor as questões como o TAC e a averbação das terras”, comentou o produtor do município de Xavantina José Bringheti. Outro produtor que aprovou o Dia de Campo foi Ângelo Benck, também de Xavantina. “O evento é muito bom para aprendermos mais sobre a preservação do meio ambiente. Precisamos preservar o futuro dos nossos filhos”.
A expectativa de Sandro Giron, suinocultor de Lindóia do Sul, também foi atendida. “A expectativa é muito boa em relação ao Dia de Campo. Todas as estações são de nosso interesse e é o momento de esclarecer as dúvidas e melhorar a nossa participação na atividade do campo”, explicou.
Para o promotor do Ministério Público, da Comarca de Ipumirim, Alessandro Rodrigo Argenta, o evento promovido pelo Comitê Regional da Suinocultura é de extrema importância para melhorar o entendimento dos produtores em relação ao Termo de Ajustamento de Conduta da Suinocultura. “Muitos têm a percepção errônea do TAC. Olham para ele como um instrumento que veio para punir. Mas não é assim. Ao contrário, o TAC veio para auxiliar o produtor a se adequar na atividade, observando a lei. Sem o TAC muitos suinocultores não poderiam continuar na atividade. Ele é um instrumento legal e que só traz benefícios”, explicou o Promotor.
Para o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) Cláudio Miranda, um dos organizadores do evento, o primeiro dia superou as expetativas. “O público compareceu, o tempo ajudou, autoridades, técnicos e imprensa estiveram presentes e os palestrantes das estações ficaram satisfeitos com o retorno dos suinocultores. O que nos deixa mais felizes é ver que os suinocultores gostaram do evento e demostraram interesse pelos temas apresentados nas estações. Hoje, no último dia, acreditamos que o sucesso irá se repetir e contamos mais uma vez com tempo bom para que as atividades não sejam prejudicadas”.
Sobre o Dia de Campo – O evento, que ocorre no período da tarde do dia 7 e 8 de outubro, na área da Tecnoeste, em Concórdia/SC, é uma organização do Comitê Regional da Suinocultura da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) com o objetivo de esclarecer os produtores de suínos aderentes ao Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura Catarinense (TAC) sobre a importância da adoção de boas práticas de produção relacionadas à atividade da suinocultura. O primeiro grupo, da tarde do dia 7, foi formado por suinocultores de Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara e Xavantina. Já o segundo grupo, que participa na tarde desta quinta-feira, dia 8, será de suinocultores dos municípios de Alto Bela Vista, Capinzal, Concórdia, Ipira, Irani, Jaborá, Lacerdópolis, Piritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco e Ouro.
Estes grupos são divididos em equipes, que fazem o rodízio em dez estações, onde recebem informações teóricas e práticas sobre: Mata Ciliar (geral e técnicas de recuperação); Uso racional da água na suinocultura; Aproveitamento da água da chuva (cisternas); Uso dos dejetos como fertilizante; Aplicação dos dejetos no solo; Biodigestor; Leito de compostagem; e Dúvidas do TAC.