Centro do Rio terá primeiro distrito de baixa emissão de carbono do país. O lançamento do projeto foi nesta quarta-feira (29). Em uma área de mais de dois quilômetros quadrados no centro da cidade, entre o Boulevard Olímpico, o tradicional Campo de Santana e as avenidas Beira Mar e Marechal Floriano, serão criadas ruas verdes, que terão a qualidade do ar monitorada. Objetivo é implementar ações para a redução dos gases de efeito estufa.
A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.
O lançamento faz parte das celebrações do Mês do Meio Ambiente, junho, dedicado a promover conscientização ambiental e à reflexão sobre a responsabilidade compartilhada para um planeta saudável.
O projeto também faz parte do Reviver Centro, que pretende estimular a ocupação sustentável na região central da capital fluminense, como explica o subsecretário de Planejamento, Jean Cari.
Segundo a prefeitura carioca, um dos objetivos do Distrito de Baixa Emissão é a promoção da mobilidade limpa e inclusiva, ampliando a malha cicloviária, uma alternativa sustentável para o transporte e o lazer de cariocas e turistas. A iniciativa está alinhada, ainda, à campanha global Cidades Pedaláveis da qual o município do Rio participa como um dos líderes.
Ao final do evento desta quarta-feira (29), um grupo de pessoas participou de uma bicicletada, num circuito de dois quilômetros pelo centro da cidade.