Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aproveitamento Energético

Sanepar fará aproveitamento de biogás em estação de esgoto em Londrina

Plano de aproveitamento de biogás de duas estações de tratamento foi entregue ao município.

Sanepar fará aproveitamento de biogás em estação de esgoto em Londrina

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou para a prefeitura de Londrina, na última semana, o plano de aproveitamento de biogás de duas estações de tratamento de esgoto (ETE) na cidade. A Sanepar já tem recursos assegurados numa linha de financiamento internacional para iniciativas que visam a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) com aproveitamento energético e melhoria na qualidade do tratamento de esgoto. As duas estações, ETE Norte e ETE Sul, estão em processo de ampliação, com investimentos em torno de R$ 60 milhões.

Londrina pode se tornar referência na geração de energia a partir do biogás e do processo de tratamento de esgoto. A cidade já tem história nesta área, pois veículos Sanepar já foram movidos a biometano na década de 1980, na primeira estação de tratamento de esgoto do Paraná, a ETE Bom Retiro, hoje desativada.

A Sanepar vem intensificando estudos para aproveitamento de biogás há mais de 10 anos, com o desenvolvimento de vários projetos piloto e participação em pesquisas de âmbito nacional. Em 2012, através de um convênio com a Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), levantou o potencial de aproveitamento em várias regiões do Estado, incluindo Londrina.

Infraestrutura

Diretores da Sanepar também estiveram na prefeitura, em reunião com secretários municipais, para discutir metas e cronogramas de obras. Na pauta, foi apresentada a demanda de que a Companhia garanta infraestrutura de saneamento para atender o polo da Cidade Industrial que, em breve, abrigará 90 empresas. “Londrina é um município muito importante para a Sanepar. A cidade não para de crescer e somos parceiros da prefeitura. Temos a missão de viabilizar essa infraestrutura para a vinda de novas indústrias e de novos empregos”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.