Foi inaugurada nesta semana a Usina de Biogás de Macaé, que funciona dentro do complexo industrial do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado a 25 km da área central, às margens da BR-101. No local é gerada energia elétrica pelo reaproveitamento do biogás produzido pelo lixo do município.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ressalta que esse projeto é resultado dos esforços em desenvolver novas tecnologias para melhorar a economia da região. “Em Macaé há um trabalho intenso atrás de novas tecnologias. Buscamos sempre o desenvolvimento econômico para a chegada de novas empresas, e a consequente geração de empregos. É fundamental que o município tenha uma atratividade cada vez maior, para o empresariado poder investir aqui. Isso está acontecendo de uma maneira muito forte e até surpreendente”, conclui o prefeito da cidade no nordeste fluminense.
Impactos ambientais da nova Usina em Macaé
O Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de Macaé, José Vasconcelos de Luna Júnior, explica que a inauguração aconteceu após a realização de testes. “O projeto estava em fase experimental. Agora essa ferramenta está funcionando. Aqui se gera economia e o ambiente é cuidado de forma responsável”, afirma.
Já o diretor do CTR, Schulim Berger, detalha o funcionamento da Usina de Biogás. “A nossa pequena central termoelétrica gera energia por meio do gás metano. Na atmosfera, o metano causa o efeito estufa. Nós captamos esse metano e geramos energia. O lixo realmente se transforma em energia”, declara.