A Volvo lançou nesta quinta-feira (12/04) seu primeiro caminhão 100% elétrico na Suécia. O FL Electric de 16 toneladas tem autonomia para percorrer até 300 quilômetros com uma carga de bateria.
Segundo a fabricante, o modelo pode ser usado principalmente em entregas urbanas ou em lugares fechados, já que não há emissão de poluentes.
As primeiras unidades entrarão em operação em Gotemburgo, mas as vendas no restante da Europa começam em 2019. Ainda não há previsão para o Brasil.
O FL Electric tem motor que desenvolve o equivalente a 176 cv e 43,3 kgfm de torque. Uma recarga completa de bateria deve levar até 2 horas em um recarregador rápido (DC).
A Volvo já tem experiência em veículos pesados elétricos, com cerca de 4 mil ônibus entregues desde 2010.
Início da transição
Dona da Mercedes-Benz, a Daimler já entregou seus primeiros caminhões elétricos por meio de sua unidade Mitsubishi Fuso, que produz em Portugal e no Japão.
A MAN, marca de caminhões e ônibus do grupo Volkswagen, começa a testar neste ano modelos elétricos de 9 e 11 toneladas, desenvolvidos pela filial brasileira. A produção em Resende (RJ) deve começar em 2020.
Quem também investe no segmento é a americana Tesla, que promete um veículo de 36 toneladas com autonomia de 800 km para 2019.