A abertura da 2ª Semana Nacional da Carne Suína, realizada no dia 3 de setembro, em São Paulo, alcançou grande repercussão nos principais veículos de comunicação do país, especializados ou não em agronegócio, com mais de 30 publicações em plataformas impressas, digitais e televisivas.
A visibilidade da campanha é fundamental para os objetivos de eliminar mitos e preconceitos contra o produto, mobilizar o setor para um desafio comum e trazer reconhecimento aos parceiros da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) na busca por elevar o consumo e garantir sustentabilidade aos produtores.
Entre os veículos que noticiaram a abertura da 2ª Semana Nacional da Carne Suína, figuraram a Agência Estado, O Estado de São Paulo, Valor Econômico, Agência EFE, Exame, Época, Globo Rural, Agência EFE, Estado de Minas, DCI, Jornal do Comércio, Canal Rural, Terra Viva, entre dezenas de outros.
Além destas, as mídias especializadas no setor como a Suinocultura Industrial, a Feed & Food, a PorkWorld, Suino.com e o Presente Rural também divulgaram conteúdo especial sobre o evento, bem como dezenas de sites, publicações regionais e publicações especializadas em gastronomia e varejo multiplicaram a visibilidade da ação por todo o país.
“A divulgação ampla da abertura do evento potencializa resultados e motiva outros integrantes do setor a se engajar. Estamos satisfeitos com o resultado de mídia espontânea, pois a mensagem sobre a qualidade da carne suína chegou a milhares de pessoas nos quatro cantos do país. Trata-se de um passo importante para o objetivo de todo setor que é a sustentabilidade por meio do aumento do consumo”, analisa a Gerente de Comunicação da ABCS, Tayara Beraldi.
As empresas e associações estaduais de produtores, por meio de seus canais e ações internas divulgadas na Agenda Nacional da Carne Suína, também cumprem papel importante na divulgação com dezenas de ações de conscientização e sensibilização em suas unidades e mídias em várias cidades do país.
A divulgação da Campanha Nacional “A Carne Suína é 10!” teve ainda um grande reforço com a veiculação em horário nobre na Rede Globo e outras oito emissoras realizada pelo GPA sobre as ofertas do produto nas lojas da bandeira Extra, bem como nos sites do Extra e Pão de Açúcar e outras mídias de grande penetração como o Jornal Destak, a Folha de São Paulo e a revista Veja.
Deste modo, o objetivo de chamar a atenção de centenas de milhares consumidores para o produto está sendo alcançado para aumentar o consumo da carne suína durante os 16 dias da 2ª Semana Nacional da Carne Suína bem como dos cinco meses da Campanha (de agosto a dezembro) nas mais de 500 lojas da maior rede de varejo da América Latina.
O gerente comercial do GPA, David Buarque, revelou a expectativa de um aumento de 30% nas vendas do produto no período. “Decidimos ampliar a campanha até o final do ano pois, dado o sucesso da primeira Semana Nacional, percebemos o potencial de vender mais carne suína até o final do ano. Além disso, acreditamos que, assim, o consumidor vai incluir o consumo do produto na sua rotina e não apenas nas promoções”, comenta.