Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos e Cursos

2º SNCS: Mais carne suína nos lares brasileiros

A ação de marketing, que tem como tema "A Carne Suína é 10", está programada de 03 até 17 de setembro, e estará presente nas lojas da bandeira Extra e Pão de Açúcar, do GPA.

“A consagração de um sonho, conquistado através de muito trabalho”. Com estas palavras, Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), abriu a 2º Semana Nacional da Carne Suína hoje (03/09), durante apresentação em São Paulo (SP). Trata-se da maior ação da entidade em prol do consumo da carne suína no Brasil, que tem como parceiros Sebrae Nacional e Grupo Pão de Açúcar (GPA), além dos apoios da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação de marketing, que tem como tema “A Carne Suína é 10”, está programada de 03 até 17 de setembro, e estará presente nas mais de 500 lojas da bandeira Extra e Pão de Açúcar, do GPA. “É uma vitória para nosso setor. A realização da 2º Semana Nacional da Carne Suína coroa a parceria de sucesso entre ABCS e GPA. É a consagração de um trabalho iniciado desde 2005, que hoje pode contar com a maior rede varejista do País para fomentar o consumo de uma proteína de qualidade excepcional”, destaca Lopes. Para Peter Estermann, vice-presidente de Infraestrutura e Desenvolvimento Estratégico do GPA, o potencial de consumo de carne suína no Brasil é enorme, e o fomento de seu consumo é de total interesse do Grupo. “A carne suína é a mais consumida no mundo, no entanto o consumo brasileiro ainda não decolou. Através da apresentação de novos cortes em nossas redes [mais de 30], novas embalagens, além do treinamento e oficinas especiais oferecidas para nossa equipe de funcionários e formadores de opinião, queremos ajudar a ABCS a atingir o consumo per capita de carne suína em 18 quilos. Hoje estamos em 15 quilos”, pontua Estermann.

Ações de Marketing

A 2º SNCS prevê a distribuição de material informativo (folders, folhetos, banners, vídeos), decoração das lojas, maior espaço nas gôndolas, maior variedade de cortes e funcionários treinados para “vender” o produto. A carne suína brasileira poderá mostrar todo seu sabor, qualidade e praticidade a centenas de milhares de consumidores finais “na maior vitrine da história do setor” em todo Brasil. De acordo com o gerente comercial do GPA, David Buarque,  a primeira edição do evento gerou um aumento médio de 77% nas vendas de carne suína nas 507 unidades do GPA em 16 estados brasileiros a partir de uma mobilização promovida e executada pelo grupo varejista, a ABCS e o Sebrae Nacional. Para 2014, a meta é incrementar em 30% as vendas durante o período da SNCS. No entanto, Buarque salienta que uma atenção especial para a venda e consumo desta proteína já vem sendo feita desde agosto e se estenderá até dezembro.Este é o principal diferencial deste ano, em relação a campanha realizada em 2013. “Em 93% dos lares brasileiros temos a aceitação da carne bovina. Em 90%, aceitam a carne de frango. No entanto, apenas 55% mostram aceitação a carne suína. Queremos reverter esse quadro”, conclui o diretor, que também apresentou o mascote da campanha, ainda sem nome, que estará nas peças publicitárias da rede “Extra” (veja fotos do mascote, entre outras, no álbum de fotos).

David Buarque e Marcelo Lopes comentam as ações durante a 2º Semana Nacional da Carne Suína em vídeo exclusivo feito para a TV Gessulli. Confira no player abaixo:



No final das apresentações, o Ministro da Agricultura Neri Geller, em depoimento gravado, reafirmou o apoio do Mapa a realização da SNCS. “O Mapa trabalha em prol de desenvolvimento da suinocultura  e reconhece o trabalho da ABCS, entidade dedicada e atuante em favor da cadeia. Eu sou adepto do slogan ‘A Carne Suína é 10′”, finalizou.                                                                                          

Está aberta oficialmente a Semana Nacional da Carne Suína. Participe!