Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

3ª Feicam destaca suínos

Presidente da Acsurs, Valdecir Folador, comemora bom momento da suinocultura durante o evento gaúcho.

Entre os eventos destinados aos produtores rurais realizados durante a 3ª Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária e Música de Tucunduva (Feicam), o encontro regional de suinocultores foi sem dúvida o que contou com o maior público.

O encontro foi realizado no dia 15 de novembro na Câmara de Vereadores e contou com a participação de produtores de vários municípios da região, e do presidente da Associação  de Criadores de Suínos do Rio rande do Sul (Acsurs), Valdecir Luis Folador, que preside a entidade há cinco anos. Em entrevista ao Jornal Musikito, Folador explicou que o setor suinícola passou por uma grave crise em 2008 e 2009, agravada ainda mais pela gripe H1N1.

Segundo o presidente o pior já passou, devido ao gradual aumento do consumo no mercado interno e a volta das exportações. “Hoje nós vivemos uma situação bastante diferente, o produtor voltou a ter rentabilidade na atividade, os preços melhoraram, as exportações não aumentaram mas o preço melhorou bastante e isso tudo voltou a aquecer o setor”, avaliou Folador. Segundo o dirigente, a própria crise foi responsável, em parte, pelo bom momento da suinocultura atualmente. Ele explicou que devido a forte crise do setor, vários produtores abandonaram a atividade, regulando o mercado que sofria com a oferta excessiva de suínos.

Outro aspecto abordado por Folador para justificar a alta do preço da carne suína, foi o aumento do preço da carne bovina e de frango, o que empurrou para cima o consumo de suínos. “Na realidade é uma soma de fatores que fizeram com que o setor reagisse e que a atividade voltasse a ter rentabilidade”, explicou.

No encontro com os suinocultores, Folador falou sobre algumas peculiaridades da atividade no Rio Grande do Sul e no Brasil, sobre a importância sócio-econômica que a atividade representa para o estado, e também abordou a suinocultura no mundo todo. “É importante que o produtor rural perceba a suinocultura na sua proporção, no seu tamanho, porque a partir daí o produtor vai perceber que ele está numa atividade que tem uma importância social e econômica muito grande”, avaliou. O presidente ainda abordou outros aspectos relacionados à atividade, como mercado futuro, a relação da suinocultura com a produção de grãos e a relação com o meio ambiente.

Ao meio dia os participantes do encontro participaram de um almoço no salão paroquial de Tucunduva, a base, é claro, de carne suína.