Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Feira da Floresta, seus eventos paralelos e para a 1ª edição da Feira de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Marcenaria (FEMMAM), a serem realizadas entre os dias 9 e 11 de maio de 2012, no Serra Park em Gramado (RS). Para inscrições e informações, acesse o site www.feiradafloresta.com.br. A Feira da Floresta, em sua quarta edição, está consolidada como um dos principais eventos do setor produtivo da cadeia de base florestal na América do Sul. A feira anual de negócios, de caráter nacional e organizada pela Futura Feiras e Empreendimentos com apoio de entidades do setor, tem como objetivo difundir o desenvolvimento sustentável dos plantios florestais, através da demonstração das tecnologias utilizadas e do oferecimento de formação técnica. O evento foi concebido para reunir todos os elos da cadeia produtiva de base florestal, da pesquisa e produção de sementes aos manufaturados, envolvendo empresas e profissionais, institutos de pesquisa, escolas e universidades.
Durante os três dias em que ocorre a feira, estão programados também atividades de capacitação e debate. No primeiro dia, 9 de maio, acontece o seminário Biomassa Florestal e Energia/RS, com o objetivo de apresentar o momento atual da utilização da biomassa florestal como insumo energético, no Brasil e no Mundo. Em pauta a discussão sobre o mercado de Pellets e a Biomassa Florestal e os processos de co-geração. Entre os palestrantes, está confirmada a participação da coordenadora do CENBIO – Centro Nacional de Referência em Biomassa, doutora Suani Texeira Coelho, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Biomassa, Celso Oliveira.
Junto com a 4ª Feira da Floresta, acontece a primeira edição da FEMMAM 2012 – Feira de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Marcenaria, uma feira que veio para preencher uma lacuna no mercado da marcenaria de pequenas e médias empresas. Seu objetivo é realizar um evento direcionado exclusivamente aos pequenos fabricantes de móveis personalizados, aos marceneiros e aos profissionais que trabalham e produzem os mais variados artigos com madeira, e também as pessoas que tem a marcenaria como hobby.