Mais de 90 participantes estiveram presentes na 9ª edição do Seminário Internacional Advancia, realizado pela Adisseo em Praga (República Checa). O evento foi realizado no dia 24 de agosto, antes do 20º Simpósio Europeu sobre Nutrição Avícola (ESPN), promovido pela World’s Poultry Science Association (WPSA). O seminário Advancia reúne anualmente a comunidade técnica e científica para compartilhar com os nutricionistas o progresso das pesquisas sobre o metabolismo dos aminoácidos sulfurados.
“Nós decidimos concentrar a programação do nosso Advancia 2015 na interação entre os aminoácidos, balanço redox, sistema imunológico e qualidade dos produtos”, disse Dr. Pierre-André Geraert, Diretor de Inovação e Marketing da Adisseo. Durante o Advancia 2015, o Prof. Walter Bottje (Universidade de Arkansas, EUA) apresentou o quadro em torno do equilíbrio redox e a relação dele com o metabolismo das mitocôndrias e a eficiência alimentar. Ele ainda ilustrou o que os estudos proteogênicos podem revelar sobre os aminoácidos, balanço redox e os benefícios para eficiência alimentar.
Na sequência, o Dr. Mickaël Briens (Especialista em Micronutrientes e Antioxidantes da Adisseo, França) abordou o principal potencial antioxidante suportado pelas selenoproteínas através do aminoácido selenocisteína (SeCys). Ele analisou o amplo espectro de selenoproteínas em galinhas e outros animais, com papéis não apenas de antioxidantes, mas também os efeitos dela sobre as funções imunológicas, entre outras.
Coube ao Prof. Sammy Aggrey (Universidade da Geórgia, EUA), um dos laureados pelo Rhodimet Research Grant 2012-2014, realizar uma atualização a respeito das pesquisas recentes sobre os aminoácidos sulfurados e a imunidade. De fato, a deficiência de metionina mostrou um forte impacto na capacidade imune ligada ao envolvimento redox entre metionina e cisteína.
Na etapa final do Advancia 2015, Dr. Mario Estevez (Universidade de Estremadura, Espanha) mostrou a importância dos fatores antioxidantes sobre a qualidade dos produtos à base de carne, considerando não só a oxidação de lipídeos, mas também a oxidação da proteína relacionada ao valor nutricional e aspecto da carne.Por sua vez, o Prof. Mingan CHOCT (Universidade de New England, Austrália) e o Prof. Peter Surai (Colégio Agrícola da Escócia, Reino Unido) concluíram o seminário Advancia 2015 participando de uma “mesa redonda” dedicada à troca de recomendações práticas para formulações ideais.
Para saber mais sobre as apresentações do Advancia 2015, acesse o “Feedsolutions.adisseo.com”, site dos produtos e serviços Adisseo, no link: http://feedsolutions.adisseo.com/en/products/rhodimet/advancia/advancia-2015-presentations/.
Sobre o grupo Adisseo
A Adisseo é um dos maiores fabricantes mundiais de aditivos e soluções nutricionais para animais. O grupo conta com 7 centros de pesquisa e unidades de produção na Europa e China para desenvolver, produzir e comercializar soluções para a nutrição animal sustentável. Com 1800 funcionários, atende mais de 2600 clientes em mais de 100 países por meio de sua rede de distribuição global. Em 2014, o faturamento do grupo foi superior a 1 bilhão de Euros. A Adisseo é uma das principais subsidiárias da China National Bluestar, o principal player da indústria química chinesa, com mais de 25.000 colaboradores e faturamento de 6,1 bilhões de Euros.
Sobre os produtos e serviços Adisseo
A Adisseo oferece aos seus clientes duas apresentações do aminoácido essencial metionina para a alimentação de aves e suínos (Rhodimet® NP99 e Rhodimet® AT88) e também duas apresentações de metionina protegida para a alimentação de ruminantes (Smartamine® e MetaSmart®). A empresa também conta com uma linha completa de vitaminas (Microvit®), enzimas (Rovabio®), Sulfato de Sódio AdiSodium® e a especialidade Selisseo®. Para dar suporte ao desenvolvimento de seus clientes, a Adisseo oferece serviços valiosos e inovadores como a Avaliação para Nutrição de Precisão (ou PNE- Precise Nutrition Evaluation).