No último domingo, dia 11 de abril, mais de 600 pessoas desembolsaram R$ 20,00 cada para saborear um delicioso suíno no rolete e, além disso, ajudar diversas pessoas. Isto porque a renda do evento realizado na Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias – AMBI, em Estrela, será doada para entidades como a APAE, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Projeto Educação do Lions, entre outras.
O almoço, que iniciou às 12h, contou ainda com a participação do Presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Luis Folador e do vice-governador do Distrito LD2, Sérgio Pilger, do Lions Clube, o qual engloba 42 municípios dos Vales do Rio Pardo, Taquari e dos Sinos.
Segundo Gilberto Moacir da Silva, Superintendente do Registro Genealógico de Suínos do RS e sócio do Lions Clube de Estrela, o objetivo do evento foi plenamente atingido, tendo em vista que o público presente pode degustar a carne suína, que é a proteína animal mais consumida no mundo e também auxiliar pessoas necessitadas que dependem dos serviços das entidades que serão beneficiadas com a renda da festa.
O evento foi uma promoção do Lions Clube de Estrela, que é presidido por Jair Kilian, e da ACSURS. Estima-se que entre o planejamento e execução do mesmo, mais de 80 pessoas da comunidade de Estrela estiveram engajadas, bem como cerca de 15 empresas locais, regionais e estaduais. A equipe de colaboradores da ACSURS também prestigiou o evento.
Sobre a Acsurs
A suinocultura tem sido um importante segmento econômico do Estado, sendo uma alternativa para o pequeno e médio produtor rural. Através do uso de inseminação artificial, a ACSURS disponibiliza ao produtor sêmen de reprodutores suínos de alto padrão genético, trazendo melhoria na sua produção, com melhor produtividade e, com isto, mais ganho. Além disso, a atuação da entidade se destaca por ser a porta-voz dos produtores, principalmente nos momentos difíceis.
A entidade também busca criar oportunidades para que os suinocultores gaúchos alcancem um maior desenvolvimento econômico, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural, de modo a propiciar-lhes aumento da capacidade produtiva, geração de empregos e a melhoria da renda. Atualmente, a Acsurs possui um total de 6.400 associados, diretos e indiretos. Com 18 núcleos localizados no interior do Rio Grande do Sul, nas principais regiões produtoras, a entidade mantém ligação direta com os suinocultores, sempre atenta às suas reivindicações e promovendo o setor e, principalmente, o que ele oferece de melhor para a sociedade: a saborosa e nutritiva carne suína, a proteína animal mais consumida no globo terrestr.