Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Abag discute logística e infraestrutura no agronegócio brasileiro

Congresso da associação reunirá especialistas e propostas em debate sobre os gargalos que atravancam o setor no Brasil.

Os problemas de infraestrutura e logísticas enfrentados pelo Brasil na atualidade serão o tema da 12ª edição do congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que será realizado no dia 5 de agosto, em São Paulo. Neste ano, participarão do evento o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, economistas, analistas de investimentos, consultores da área agrícola, além das principais lideranças do agronegócio brasileiro.

O evento deverá buscar soluções e alternativas para reduzir os gargalos logísticos que cusam tanto prejuízo ao agronegócio brasileiro e à economia do País. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Exportadores de Cereais (Anec) estima que, neste ano, o prejuízo dos produtores com a exportação de soja e milho chegue a US$ 4 bilhões, considerando as perdas decorrentes das estradas esburacadas, falta de armazéns e burocracia nos portos.

Também participarão da discussões os economistas Yoshiaki Nakano, da Fundação Getúlio Vargas e Alexandre Schwartsman, da Schwartsman & Associados; os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli. Além deles, também estarão presentes Paulo Herrmann, vice-presidente para a América Latina da John Deere, e Afonso Mamede, presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), entre outros.

O congresso da Abag também será marcado por homenagens e pela entrega de prêmios a Alfredo Scheid Lopes, professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) considerado um dos maiores especialistas em fertilidade e manejo de solos tropicais, e a Cristiano Walter Simon, consultor da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e também da Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, além de membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Haverá ainda uma homenagem aos 40 anos da Embrapa.