O Encontro Nacional dos representantes do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura do Sebrae foi marcado pelo sucesso das ações regionais de incentivo ao aumento de consumo da carne suína e pela participação dos gestores responsáveis pelas Unidades de Atendimento Coletivo do Agronegócio nos principais estados produtores de suínos, e os novos membros Ceará e Bahia. O programa de incentivo ao aumento de consumo conta ainda com o apoio no CNA e tem registrado progressos significativos dentro da meta de aumentar em 2kg no consumo de carne suína no Brasil. Na reunião Enio Queijada de Souza – Gerente de Agronegócio Sebrae Nacional, destacou a importância da parceria e do planejamento de ações coordenadas entre Sebrae e ABCS, que tem obtido excelentes resultados nos estados onde o programa conjunto foi implantado.
A reunião de trabalho que marca o início do planejamento das ações conjuntas para os próximos meses foi realizada na Sede do Sebrae em Salvador, cidade que está sediando o Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. Marcelo Lopes, Presidente da ABCS – Associação Brasileira dos Criadores de Suínos destaca a importância do evento estar sendo realizado na Região Nordeste “O objetivo do Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura é fortalecer a união da suinocultura. Aqui na Bahia vamos aproximar ainda mais a produção dos seus parceiros e juntos traçarem novas perspectivas de mercado para o setor no Brasil e no mundo. Conseguimos reunir as maiores lideranças do setor, produção, agroindústria e fornecedores. Escolhemos justamente Salvador para marcar os resultados positivos obtidos com a campanha intitulada “Dois quilos a mais…Uma enorme diferença” que já tem como resultado o aumento de consumo de 1.5k, bem antes da meta”, comemora Lopes.
Este ano, o Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, organizado pela ABCS – Associação Brasileira de Criadores de Suínos, tem o desafio de propor estratégias e traçar um plano para o aumento do consumo interno de carne suína reunindo especialistas em consumo, mercado, comercialização e produção. Considerado um dos mais importantes fóruns políticos e de mercado da suinocultura brasileira o XIV SNDS, que vai ser realizado no Hotel Pestana, em cidade de Salvador (BA), vai contar com a presença de produtores e representantes do setor interessados em debater o futuro da suinocultura brasileira.
Na programação debates, palestras e o desfio discutir os rumos e traçar estratégias para alavancar as vendas. Durante o painel “Agronegócio e Produção de Suínos Horário” será debatido o futuro o futuro da produção de alimentos e o papel do Brasil com o fundador da Markestrat – Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia, o consultor Marcos Fava Neves. Na sequência serão apresentados os cenários para o agronegócio brasileiro com o jornalista, âncora do programa CBN Brasil e comentarista de economia da Rede Globo Carlos Alberto Sardenberg. Os debates serão coordenados Eduardo Salles.
No segundo dia de debates um painel sobre “Desafios da Suinocultura para Próxima Década” vai abordar a produção de suínos do futuro com o Médico Veterinário e consultor Dr. Glauber Machado Horário . O painel contará ainda com um amplo debate sobre a rastreabilidade e o Bem Estar Animal: Novos Vetores da Produção de Suínos. Temas como “Barreiras Comerciais, Protecionismo e Exportação” serão apresentados pelo especialista André Nassar Meloni, diretor geral do Ícone – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais. Os debates serão coordenados pelo Chefe Geral da Embrapa Suíno e Aves Dirceu Talamini.
Mercado e MKT
O terceiro painel do SNDS vai debater o “Mercado e Marketing para Carne Suína no Brasil Horário” com palestras sobre as mudanças comportamentais da sociedade “Refeições Fora do Lar: Uma Oportunidade para Carne Suína” com Enzo Donna, diretor da ECD consultoria e coordenador dos distribuidores especializado em food service. O tema “Perfil de Compra dos Novos Consumidores Brasileiros Palestrante” será apresentado por Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, especializado em consultorias das classes C, D e E. Os desafios no varejo de alimentos “Como vender mais?” será apresentada pelo consultor de negócios internacionais ligados ao varejo e sócio sênior da Gouvêa de Souza Alberto Serrentino. Este painel terá como debatedores Marcio Milan do Grupo Pão de Açucar, Luiz Baruzzi e Rubens Valentini, Ex. Presidente da ABCS.
No último dia do evento um painel sobre oportunidades vai reunir os especialistas Homero Reis com a palestra “Construindo o Amanhã” e “O Brasil que dá certo” com Stephen Kanitz, mestre em Administração pela universidade de Harvard, consultor e conferencista no Brasil e no exterior.
A inscrições para o XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura custam R$ 1.600,00 com pacote completo com hospedagem para duas noites no Hotel Pestana Salvador, um dos mais famosos cinco estrelas da Bahia, de frente para o mar, no sistema all inclusive. Mais informações e programação completa pelo site: www.snds2011.com.br ou pelo telefone: (61) 2109-1620
Serviço:
XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura
De 03 a 05 de Agosto de 2011
Hotel Pestana Salvado – BA