Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

ABCS inicia em setembro a Semana Nordestina da Carne Suína

Em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, a ação do PNDS acontece em 47 lojas de toda a região Nordeste.

ABCS inicia em setembro a Semana Nordestina da Carne Suína

Inédita, a Semana Nordestina da Carne Suína é parte das ações de incentivo ao consumo da proteína realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com o Sebrae Nacional e o Grupo Pão de Açúcar, empresa responsável por mais de 1.500 lojas no Brasil e 79 mil funcionários. A campanha acontece de 10 a 20 de setembro em 47 lojas da rede Pão de Açúcar, Extra e Extra Super nas 7 capitais da Região Nordeste: Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador e tem como objetivo incentivar o consumo da carne suína junto aos consumidores da região.

A ação leva para as gôndolas dos supermercados o reposicionamento da imagem da carne suína, buscando disseminar os benefícios do produto ao consumidor final. Também será oferecido aos clientes das redes participantes uma degustação da carne suína no ponto de venda, além de livretos e folhetos com informações sobre os diversos cortes como filé mignon, carne moída e picanha, receitas para o preparo no dia a dia, bem como informações nutricionais que buscam desmistificar o preconceito ao redor da carne. O material trará receitas que revelam a importância deste alimento no cotidiano, soluções de uma alimentação saborosa, mais equilibrada e nutritiva.

Para Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS, é preciso desenvolver potencialidade de consumo da carne suína na região Nordeste que concentra 1/4 da população do país. “Será uma grande oportunidade para alavancar as vendas e ampliar a demanda”. A coordenadora explica ainda que o foco da campanha é somar para o aumento do consumo nacional. “A meta do projeto era atingir em 2012 o valor de 15kg por habitante/ano, mas alcançamos esse número no ano passado. Agora, nosso objetivo é chegar em 2015 com 18kg”, reforça.

Atualmente, a produção de carne suína no país tem sua comercialização voltada para o mercado interno e não ao externo, como muitos imaginam, sendo mais de 80% do volume produzido de carne suína é consumido pelos brasileiros. “Este movimento é resultado da demanda interna aquecida, gerada pela melhoria de renda da população brasileira”, explicou o diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser.

Luiz Roberto Baruzzi, gerente comercial nacional do Grupo Pão de Açúcar, explica que a ação ajudará a alavancar as vendas do produto na região. “O Pão de Açúcar, segundo seus dirigentes, está decidido a ampliar a presença da carne suína nas gôndolas e a oferecer uma maior variedade de cortes, em consonância com o perfil da demanda de seus clientes. Hoje o que o consumidor procura é uma carne porcionada, versátil e que atenda as suas exigências de qualidade e essa campanha vem para mostrar que o produto pode ser tudo isso”, afirmou.

Marcelo Lopes recorda que o Grupo Pão de Açúcar esteve na própria origem da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, desenvolvida pela ABCS em 2007, quando foram feitos os primeiros treinamentos com as equipes do Pão de Açúcar, do Extra e do Compre Bem, que “acabaram oferecendo importante contribuição conceitual ao PNDS”, completa.

Para dar início à Semana Nordestina, o Projeto capacitará até o dia 24 desde mês mais de 100 profissionais de açougue em cortes suínos, nas redes do Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Para completar, faz parte da ação realizar palestras de saudabilidade em universidades de três capitais.