Evento promoveu discussões e a troca de experiências entre produtores integrados de suínos e aves de diversos estados.
No dia 19 de setembro, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) marcou presença no Encontro das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O evento promoveu discussões e a troca de experiências entre produtores integrados de suínos e aves de diversos estados. Participaram também técnicos e representantes de Cadecs de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, que compartilharam as atividades das comissões em suas respectivas regiões.
As Cadecs foram criadas pela Lei da Integração (13.288/2016), com a ABCS desempenhando um papel importante na defesa dessa normativa. As comissões têm como objetivo mediar a relação entre produtores e indústria que atuam no sistema de integração vertical, em que estabelecem parcerias para a produção e comercialização de produtos, sendo amplamente utilizado nas cadeias de aves e suínos.
Marcelo Lopes, presidente da ABCS, destacou a importância do evento para discutir melhorias para as Cadecs, alinhando informações entre os representantes das comissões para garantir a sustentabilidade do negócio. Ele enfatizou que ainda é necessário aprimorar o sistema de integração para os produtores de suínos e aves.
No evento, Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, apresentou a estrutura do Sistema CNA e o papel da entidade na defesa dos produtores rurais brasileiros. Adroaldo Hoffmann, presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, destacou que o debate visa implementar melhorias de acordo com a Lei de Integração.
Durante o encontro, Iuri Machado, consultor técnico do Departamento de Integração da ABCS e da Comissão de Aves e Suínos da CNA, ressaltou a importância do Manual de Boas Práticas das Cadecs como uma ferramenta para orientar os produtores nas negociações dentro do sistema de integração. O manual foi elaborado em 2021, publicado pelo Fórum Nacional de Integração (Foniagro) e está disponível no site da ABCS.
Para auxiliar os produtores integrados, o Sistema CNA/Senar criou o programa Cadec Brasil em 2019. O programa oferece consultoria jurídica gratuita, além de capacitações presenciais e a distância com foco na Lei da Integração e nas Cadecs. O curso a distância está disponível no seguinte link: https://ead.senar.org.br/cursos/cadec.
Além do trabalho desenvolvido pela CNA junto aos integrados, a ABCS possui o Departamento de Integração, que foca exclusivamente em atender os suinocultores integrados. Com atendimento personalizado, a ABCS auxilia os produtores nas negociações com as integradoras, contando com a consultoria do médico veterinário Iuri Machado, que também é consultor de mercado da entidade e possui ampla experiência na relação de negócios com as agroindústrias.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ressaltou que a Associação representa os suinocultores, inclusive os integrados, e desenvolve um trabalho diferenciado com o objetivo de atender toda a cadeia. Iuri Machado complementou que a atuação da ABCS e da Comissão de Aves e Suínos da CNA são complementares, trabalhando em prol dos integrados e gerando benefícios diretos para os produtores.