O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, participou na última quarta-feira (12/11), da reunião da Coalização Empresarial Brasileira (CEB). O encontro, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS), foi coordenado pelo Vice-Presidente da FIRJAN, Carlos Mariani Bittencourt, e contou com a presença do Embaixador Evandro Didonet, diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores.
O evento, que teve a participação de representantes do setor exportador, serviu para discutir questões relacionadas às exportações para a União Europeia, que é um importante mercado para os países do Mercosul e, especialmente, para o Brasil. Na ocasião o Presidente Executivo da Abef solicitou rigor do Governo brasileiro nas negociações contra as medidas protecionistas que estão sendo implantadas pelo bloco europeu. O Mercosul discute com a União Europeia uma possível retomada das negociações sobre um acordo bilateral entre os dois blocos.
O Embaixador Evandro Didonet sugeriu que os empresários dos países integrantes do Mercosul unifiquem as demandas e a linguagem para que haja sintonia no momento das negociações. “A Abef, inclusive, já preparou um documento que foi entregue à Comissária de Comércio da União Europeia, Sra. Catherine Ashton, onde aponta as medidas de caráter protecionistas impetradas pelo bloco e que serão prejudiciais para o setor”, afirmou Turra.
Os entendimentos sobre as negociações Mercosul-Índia foi outro tema abordado durante o encontro. Sobre o assunto, Turra acha que é interessante reforçar a proposta levada ao grupo Índia, Brasil e África do Sul de redução de tarifas. “A reunião foi muito produtiva, pois foi uma ótima oportunidade para que os representantes do setor exportador discutissem questões comuns e as ações para incrementar as exportações do Mercosul”, afirmou o presidente da entidade.