Redação SI (16/10/2007) – Foi aberto oficialmente na noite de hoje (16/10), no CentroSul, em Florianópolis (SC), a 13ª edição do Congresso da Abraves. Durante a abertura, Paulo Roberto Souza da Silveira, presidente do Comitê Organizador do evento ressaltou o papel da entidade e de seu congresso na formação e atualização dos técnicos do setor. "Desde sua criação a Abraves vem desempenhando um papel fundamental na atualização de pesquisadores, técnicos e profissionais da cadeia produtiva de suínos", afirmou Silveira. "O Congresso da Abraves sempre cumpriu de forma exemplar a missão de difundir, debater e aprimorar conhecimentos decisivos para o progresso da suinocultura nacional".
Por uma Abraves mais forte – O ponto alto de seu discurso, no entanto, foi quando propôs o fortalecimento da atuação da entidade que congrega os médicos veterinários especialistas em suínos. Segundo Silveira, a classe deve assumir o desafio de ampliar a atuação da Abraves e construir uma nova associação. "Temos que assumir o desafio de ampliar a atuação da Abraves. Para isso, precisamos viabilizar recursos para executar iniciativas importantes como a manutenção de um site com informações técnicas, a criação de um periódico sobre saúde animal, a veiculação de boletins técnicos, a oferta de programas de educação continuada e a construção de uma sede nacional permanente", propôs.
Para tanto, argumenta Silveira, é fundamental promover a abertura do quadro social da Abraves. "Esse debate deve ser travado em cada uma das unidades estaduais da Abraves", afirmou o pesquisador.
A cerimônia de abertura do 13º Congresso da Abraves foi bastante concorrida e contou com participação expressiva dos técnicos do setor. A solenidade foi prestigiada pelo Secretário de Agricultura de Santa Catarina, Antonio Ceron, pelo presidente do Instituto de Oportunidades de Florianópolis, João Carlos da Gama, pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini e pelo diretor de Mercado Interno da Associação Brasileira das Empresas Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Jurandi Machado, entre outras autoridades.
Como que numa espécie de homenagem foram convidados para compor a mesa todo os ex-presidentes da Abraves presentes no evento. Assim, junto as demais autoridades, estiveram na mesa Flauri Migliavaca, Luis Fernando Carvalho, Dirceu R. da Silva, Mario Faccin, Fernando P. Bortolozzo, Romão da Cunha Nunes e Jose Nailton Bezerra Evangelista.
Uma apresentação da Camerata Vieira, de Florianópolis (SC) encerrou a cerimônia oficial de abertura do 13º Congresso da Abraves.