Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aberto X Seminário da ABCS

Em seu discurso, Braun destacou as dificuldades na suinocultura e espera que o evento possa apontar novos rumos para a atividade.

Redação SI 24/04/2003 – A décima edição do Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura foi aberta oficialmente ontem à noite (23) na ExpoMinas, em Belo Horizonte (MG), em solenidade oficial que contou com a presença de diversas autoridades do setor agropecuário e suinícola. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Roberto Rodrigues, que havia confirmado presença no evento, não pode comparecer e foi representado pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Massao Tadano. O presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), José Arnaldo Cardoso Penna, destacou a importância do seminário para a valorização da suinocultura brasileira e para a união de toda a cadeia suinícola. “Queremos o melhor relacionamento dos elos da cadeia produtiva e acredito que este seminário será um marco para o desenvolvimento da suinocultura”, afirmou em seu discurso.

Já o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), José Adão Braun, falou sobre os recordes que a suinocultura vem batendo nos últimos anos como o aumento da exportação e o nível sanitário do plantel, que pode ser comparado ao de qualquer outro grande centro suinícola mundial. “E isto foi conseguido graças ao talento e ao esforço do suinocultor brasileiro que acredita neste setor mas está enfrentando a sua pior crise”. Braun afirmou que o momento vivido pela suinocultura é o pior já atravessado não só pela atividade, mas o de toda pecuária nacional. Segundo ele, é preciso que algo aconteça para reverter este quadro. “Espero que o seminário possa mostrar um rumo para trilharmos e com isto, o grande responsável pelo desenvolvimento da suinocultura – o produtor também tenha renda na atividade.

Nova diretoria – Em reunião realizada durante a tarde de ontem, na sede da Asemg, foi eleita a nova diretoria da ABCS. Com chapa única, o atual presidente da entidade, José Adão Braun, foi reeleito, ficando como primeiro vice-presidente Clair Eloy Dariva (SC), seguindo em ordem na vice-presidência por Romeu Royer (PR), Décio Bruxel (MG), Weber Dalla Vecchia (SP) e Eugênio Arantes Pires (GO). A posse oficial da nova diretoria ocorre amanhã (25) no encerramento do seminário.