[quotes_menu]

Abertos os trabalhos do "Avicultor 2004"

Evento promovido pela Avimig reuniu cerca de 120 pessoas em seu primeiro dia.

Tarcísio Franco do Amaral, presidente da Avimig

Redação AI 30/06/2004 – Principal evento do calendário avícola mineiro, o “Avicultor 2004”, promovido pela Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig),foi aberto oficialmente hoje (30/06) em Belo Horizonte (MG). Durante a cerimônia de abertura, Tarcísio Franco do Amaral, presidente da Avimig, cumprimentou os participantes e destacou a importância do evento para o desenvolvimento da avicultura mineira. “O Avicultor 2004 representa todo o empenho de nossa entidade para o fortalecimento e crescimento da avicultura de nosso estado”, afirmou Amaral. “Procuramos nesta edição elencar assuntos atuais que vão de encontro aos interesses e anseios dos avicultores mineiros”.

Criado há quatro anos, o evento tem como objetivo principal funcionar com um fórum de debates, apresentando as mais recentes novidades tecnológicas e pondo em discussão as principais questões técnicas, políticas e econômicas do setor. “A principal finalidade de nosso evento é trazer novas informações tanto aos técnicos como aos produtores avícolas mineiros”, explica Amaral. “A avicultura é um segmento que evolui rapidamente, gerando novas técnicas e tecnologias a cada dia. É importante que o produtor esteja por dentro de tudo o que está acontecendo, de todas as novidades em termos de tecnologia, para que ele possa promover a manutenção da eficiência e competitividade da avicultura mineira”.

Um dos grandes destaques do Avicultor 2004 é sua rodada técnica, que neste ano conta com 10 palestras, além da reunião regional da União Brasileira de Avicultura (UBA) e da apresentação dos trabalhos científicos dos alunos de pós-graduação da  Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal de Lavras.

O primeiro dia da jornada técnica, realizada hoje (30), contou com expressiva participação dos produtores mineiros e abordou temas como a ventilação mínima em galpões avícolas e a importância da adoção do Programa de redução de patógenos em carcaças de frangos. Outro destaque foi a realização do painel que abordou o fomento da produção de grãos em Minas Gerais.

O segundo dia do “Avicultor 2004” promete repetir o sucesso de público verificado hoje. Estão programadas para esta quinta-feira, a apresentação de duas palestras técnicas e a reunião regional da UBA. A palestra de encerramento será ministrada pelo diretor do Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), Egon Vieira da Silva, que abordará os estudos da vigilância ativa para as Doenças de NewCastle e Influenza Aviária. “A grande preocupação avícola do momento é com relação a sanidade do plantel brasileiro”, diz Amaral. “Tenho certeza que essa apresentação será de grande valia para todos os empresários, técnicos e produtores mineiros”.