Cuiabá vai sediar pela primeira vez, na próxima semana, o Congresso Abraves, que vai acontecer de 5 a 7 de novembro no Centro de Eventos do Pantanal. O principal evento técnico e científico da suinocultura brasileira vai reunir cerca de 1.000 participantes de vários países, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, México e Colômbia, entre vários outros.
Os principais especialistas da suinocultura mundial vão destacar as mais recentes pesquisas e tecnologias capazes de contribuir com o desenvolvimento da produção de carne suína. Durante os três dias do encontro, serão debatidos temas como saúde suína, estratégias nutricionais para melhorar o desempenho no campo, melhoramento genético para a produção de uma carne mais magra, manejo para bem-estar animal, estratégias de gestão de granjas e alternativas para maximizar a produtividade e otimização de mão de obra, entre outros.
Esta edição vai reunir Feira de negócios, eventos empresariais, programação pré-congresso, apresentação oral de trabalhos científicos, exposição inédita de e-pôster, assembleia geral e o I Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro Oeste, além da consagrada programação científica.
A programação do XVI Congresso Abraves começa na próxima terça-feira, a partir das 8h, com uma programação pré-Congresso sobre saúde suína. A secretaria do evento começa a atender a partir das 7h para retirada de materiais e realização de inscrições. A programação completa do Congresso Abraves 2013 está disponível no link www.eventosecongressos.com.br/industria/abraves2013/programacao/Programa%E7%E3o%20Completa.pdf.
Suinocultura do Mato Grosso
A suinocultura do Mato Grosso deve registrar, nos próximos anos, um dos maiores crescimentos no país. O Estado tem hoje o 5º maior rebanho brasileiro e o maior da região Centro Oeste, com um plantel de 1,5 milhão e 130 mil matrizes. O Estado tem entre as vantagens para a produção a disponibilidade de grãos com preços competitivos.
A atividade é responsável pela geração de 8000 empregos diretos e outros 25 mil indiretos só no Mato Grosso. No ano passado, o Estado foi responsável pela exportação de 11,787 milhões de quilos de carne suína, com uma receita de US$ 25,335 milhões. “A expectativa é de crescimento da produção em torno de um terço em relação aos dias atuais. E sediar um evento do porte da Abraves é uma oportunidade de levar mais qualificação técnica a toda a região, especialmente porque a atividade evolui rapidamente, aumentando o desafio e a demanda por qualificação profissional”, disse Vânia. Outras informações sobre o Congresso Abraves 2013 estão disponíveis no site www.abravesmt.com.br/abraves2013.
Serviço:
XVI Congresso Abraves
Data: 5 a 7 de novembro de 2013
Horário: a partir das 8h
Local: Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá, MT
Informações: www.abravesmt.com.br/abraves2013
E-mail: [email protected]
Telefone: (65) 3621-1314