A Associação Catarinense de Avicultura (Acav) anunciou nesta semana, em Chapecó, a realização do 9o Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, nos dias 21, 22 e 23 de setembro deste ano, no centro de convenções do Hotel Sibara, em Balneário Camboriú.
O presidente da Acav, Clever Pirola Ávila, informou que o simpósio terá, como coordenador geral, o empresário chapecoense Bento Zanoni.
A comissão central organizadora passa, a partir de agora, a reunir-se periodicamente em Chapecó, onde funcionará a secretaria executiva do evento.
Zanoni antecipou que foram pré-definidos os temas centrais do Simpósio. Haverá um amplo painel sobre reprodutividade, tendo como área de concentração a infertilidade em aves e múltiplas abordagens em nutrição, manejo, fisiologia e equipamentos.
Outros enfoques selecionados são bronquite em matrizes de corte, termomanipulação do embrião (cuidados com o neonato) e gestão de rotinas de incubatórios de aves.
Os palestrantes estão em fase de contratação dentre profissionais de elevado reconhecimento nas esferas nacional e internacional. “Faremos um evento de alto nível técnico e científico, focalizando os temas de maior relevância na atualidade para a vasta cadeia da avicultura industrial e, ao mesmo tempo, as inovações que surgiram no Brasil e no mundo”, assinalou o coordenador geral, Bento Zanoni.
Estrutura
A comissão organizadora é constituída por Bento Zanoni, Carla Schwertner, Cláudio Luiz Schell, Fábio Bittencourt, Ivonei Socha, Marcos Lopes, Mauri Mazonetto, Marcos Téo, Aline Ferreira, Rodrigo Toledo, Renata Steffen, Vilmar Pedott, Eduardo Karl, Paulo Pelissaro, Fernando Farias e César Poletto. Também participam o presidente da Acav (Clever Ávila) e o diretor executivo (Ricardo Gouvêa).
Na última edição, em 2009, o Simpósio reuniu 500 técnicos e dirigentes de empresas avícolas e teve a parceria da Embrapa. Entre os palestrantes, destacaram-se o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes, e o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e ex-ministro Francisco Turra.