Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

ACCS comemora o retorno das exposições

Santa Catarina é palco de exposições de nível nacional e internacional.

A Suinocultura Catarinense sem dúvida, a nível nacional se transformou num pólo de referência não só na área de melhoramento genético como também em nutrição, manejo, reprodução e sanidade. Santa Catarina foi palco de exposições de nível nacional e internacional, pois havia intercâmbio entre criadores de vários Estados como também de países como Uruguai e Argentina. Com o reconhecimento pela OIE em 25 de Maio de 2007, como Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, Santa Catarina passou a ser alvo de missões estrangeiras, com o objetivo de auditar os serviços em defesa sanitária animal desenvolvidos pelo Estado para viabilizar a importação de carne suína.

Junto com este reconhecimento do Estado, medidas sanitárias cada vez mais rigorosas foram surgindo com o objetivo de diminuir os riscos sanitários, evitando assim a introdução de doenças no rebanho Catarinense, que poderiam interferir na economia do Estado. Tais medidas culminaram com a exigência de que animais oriundos de Granjas GRSC (Granjas de Reprodutores Suídeos Certificada) só poderiam ser comercializados após os eventos se os mesmos fossem submetidos ao um período de quarentena (30 dias) com realização de exames sanitários, caso contrário todos os animais deveriam ser enviados ao abate. Este procedimento não só inviabilizou a participação de suínos da Expo Concórdia – SC 2011, como também a de Esteio – RS 2011. Muitos produtores frustrados por não poderem expor seus animais, a não ser que cumprissem as exigências sanitárias começaram a acreditar que exposições e feiras em Santa Catarina seriam “coisas do passado”.

Com mais esta preocupação e juntamente com as crises cíclicas da suinocultura, muitos produtores de material genético solicitaram através da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS que as autoridades sanitárias não só do Estado como também do MAPA, realizassem um estudo sobre fatores de risco que poderiam existir durante a permanência dos animais num parque de exposição, já que estes perderiam a condição de animais oriundos de GRSC. A ACCS buscou desde então a mudança deste procedimento para que se voltasse a ter grandes eventos do agronegócio com exposição de suínos, atividade que ostenta um diferencial sanitário das demais Federações do País. Após vários estudos sobre fatores de risco e preocupados com prováveis cancelamentos de feiras e exposições de suínos já marcadas no calendário oficial de eventos, as autoridades sanitárias do Estado através da instrução de serviço 010/2012/GEDSA, estabeleceram os procedimentos a serem cumpridos para a participação de suínos em exposições, feiras e leilões, viabilizando desta forma o retorno dos grandes eventos.

Isto sem dúvida nenhuma é uma vitória para a ACCS como para todos os produtores que possuem aquele espírito de competitividade, como também uma oportunidade de mostrar a qualidade genética dos animais expostos.

Suinocultura estará presente durante a Feagro 2012

Resgatar a suinocultura e colocar de maneira viva e atuante a suinocultura na Feagro 2012, este é o objetivo da participação da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, com a parceria do Núcleo Regional e Municipal de Criadores na feira. A Feagro que acontece de 31 de maio a 03 de junho, em Braço do Norte, é considerada a maior exposição de gado Jersey da América Latina. Para o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, a importância da participação na Feagro se deve pelo fato de ser a região com o maior número de produtores independentes, e ainda, de podermos mostrar o potencial genético do estado aos visitantes da feira. Durante a Feagro o destaque na suinocultura será o leilão de suínos. Estão confirmadas quatro Granjas GRSC (Granjas de Reprodutores Suídeos Certificada) de Santa Catarina, com cerca de 50 animais. Para Lorenzi, mesmo com a crise que o setor vem enfrentando há meses, a participação da suinocultura na feira é uma grande conquista. “Queremos mostrar a sociedade o empreendedorismo dos produtores na produção de carne com qualidade e com sustentabilidade ambiental, e aos produtores comerciais a evolução genética das GRSC” finaliza.

Nota do editor: A AveSui 2013 será realizada em Santa Catarina. Entre os dias 14 e 16 de maio, Florianópolis recebe uma das principais feira da suinocultura mundial. Saiba mais: www.avesui.com