Mais de R$ 65 milhões fechados em vendas, cerca de 26 mil visitantes e mais de 180 expositores. Foi nesse cenário que a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) lançou o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no Estado. A ação aconteceu na Feira de Produtos e Serviços para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas (ExpoSuper), de 22 a 24 junho na cidade de Joinville, em parceria com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que também organiza e promove o evento.
Durante os três dias no estande da ACCS foi realizada a divulgação de informações nutricionais, kits com receitas e informativos sobre a carne suína entregue aos supermercadistas, além de degustação dos novos cortes. Para o vice-presidente da ACCS, Losivânio de Lorenzi, a participação na Exposuper foi essencial para a divulgação da carne suína e a parceria com a Acats, uma grande oportunidade de aumentar os cortes nas gôndolas dos supermercados. “A feira é o caminho direto de acesso ao mercado consumidor, por meio da feira mostramos o que temos de melhor para os supermercadistas, por isso a parceria com os frigoríficos, que também divulgaram seus produtos, foi de fundamental importância”. Lorenzi também ressaltou a importância em estar presente no maior evento de geração de negócios de Santa Catarina e considerado uns dos mais importantes do país: “a feira se transformou em uma vitrine de nossas ações”.
Antonio Carlos Poletini, diretor-executivo de Acats acredita na parceria da associação de supermercados, com a ACCS para desenvolver o PNDS. “É grande o nosso interesse de estar cada vez mais próximo de um setor tão próspero como a suinocultura, com a visão de atender as necessidades do consumidor”. Poletini ainda destaca a importância em dar continuidade nas ações. “O intuito da Acats é aumentar essa divulgação com ações nos supermercados, cursos para os supermercadistas e treinamentos aos funcionários para o desenvolvimento dos cortes”.
Os frigoríficos FrigoLaste, Girardi e Notable que também estiveram no estande da entidade puderam divulgar seus produtos aos visitantes. De acordo com Carlos Alberto Dalle Laste, proprietário do FrigoLaste, a feira foi uma oportunidade de buscar novos parceiros. “O objetivo da nossa participação na Exposuper foi apresentar nossos produtos e, consequentemente, buscar novos negócios com as redes de supermercados, um contato direto que foi essencial para futuros negócios”.
A Exposuper apresentou inúmeras oportunidades de negócios entre supermercadistas e fornecedores; além proporcionar o acesso a informações atualizadas do setor, novas tecnologias e inovações; e incentivar a integração empresarial do segmento.
Lançamento Estadual do PNDS
O coquetel de lançamento da Exposuper/Acats 2010, contou com a participação de autoridades, supermercadistas, entre eles o prefeito de Joinville, Carlito Meers; o presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos; diretor-executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini; vice-presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi; secretário-executivo da ACCS, Ramirez Tápia; coordenadora do PNDS, Lívia Machado e diretor de marketing da ABCS, Fernando Barros que, em palestra destacou o objetivo do PNDS em contribuir para o desenvolvimento da suinocultura brasileira, trabalhando para uma maior estabilidade econômica da atividade e seus consequentes benefícios sociais, através da ampliação do mercado doméstico da carne suína.
O PNDS é uma parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), ACCS, SEBRAE Nacional e CNA, e conta com o apoio de Associações Estaduais dos Criadores de Suínos, Federações e dos SEBRAE estaduais.