Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

ACCS participará do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense

Buscando atender um dos grandes desafios do agronegócio, o Tecnoeste 2012, irá abordar a Gestão Rural.

Aos poucos, o cenário vai ganhando forma. Estruturas estão em fase de montagem para atender mais de 150 expositores. Dividindo o espaço, o cultivo de milho e outras culturas, demonstram como será a décima primeira edição do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense, realizado pela Copérdia e IFC – Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia.

Buscando atender um dos grandes desafios do agronegócio, o Tecnoeste 2012, irá abordar a Gestão Rural. “Que os produtores efetivamente possam obter informações sobre como colocar em prática uma gestão eficiente. Queremos auxiliar neste processo e incentivar a tomada de decisões que envolvam investimentos, equipe, rentabilidade”, destaca o coordenador do Tecnoeste, Vanduir Martini. 

Ter consciência de que a evolução transformou a produção rural, em um segmento que exige maior preparação, administração e conhecimento. “O tema deste ano do Tecnoeste aborda importantes desafios enfrentados pelos produtores no dia-a-dia, como a falta de mão de obra e a inserção das tecnologias para suprir essa ausência”, acrescenta o presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon.

Preocupação que hoje é prioridade. Levar informação aos jovens, para que a continuidade possa garantir a produção de alimentos. “Nossos alunos são filhos de produtores, eles precisam sair do Instituto com o conhecimento necessário para compreender e gerenciar propriedades inseridas nesse novo modelo de produção e gestão. E o Tecnoeste agrega muito no conhecimento destes jovens empreendedores rurais, é uma ponte para a realidade que eles terão pela frente”, pontua o coordenador Geral de Produção do IFC Concórdia, Antônio Marcos Cecconello.

Para contribuir com o desenvolvimento promissor do agronegócio, o Tecnoeste contará com a participação de empresas e entidades de todos os segmentos agropecuários que pertencem ao contexto regional. “O Tecnoeste foi elaborado para atender as necessidades dos produtores da nossa região. São tecnologias que podem ser aplicadas nos moldes da produção agropecuária do Oeste Catarinense. Infelizmente, a topografia e o clima interferem para a utilização de importantes tecnologias, mas isso demonstra que apesar dos obstáculos, conseguimos manter uma produção exemplo para o país”, finaliza Bordignon.

Outro intuito do Tecnoeste é promover a diversidade das produções e a sustentabilidade da agricultura e pecuária. “A instabilidade de todas as produções gera incertezas para os agricultores e pecuaristas, por isso, a Copérdia incentiva a sustentabilidade através da produção de culturas diferenciadas. Mas para isso é preciso ter o domínio da propriedade, ou seja, saber gerenciar para medir os benefícios de cada atividade adotada”, desta o coordenador do evento.

O Tecnoeste 2012 irá contar com a participação e apoio da ACCS. Com o anseio de contribuir para a suinocultura, em especial, a entidade estará no evento, para fortalecer a atividade e os produtores. O evento inicia no próximo dia 29 de fevereiro.