Redação AI 14/10/2005 – A Aurora (Cooperativa Central Oeste Catarinense), cuja unidade central fica em Chapecó (SC), tem em suas atividades avícolas o constante cuidado com a matriz e incubatório, desde sua alimentação até o desenvolvimento genético. Faz parte desse cuidadoso planejamento atividades de treinamento visando a melhora e o alcance de metas.
Nessa linha, em setembro, 56 produtores, técnicos e colaboradores dos integrados (na produção de ovos férteis e granjas próprias) se reuniram para debater sobre segurança no trabalho, vacinas e vacinações, biosseguridade e manejo de ovos férteis.
“O evento é anual, e serve para reforçar conceitos técnicos e operacionais”, explica Leocádio Ulir Jr., gerente de produção de matrizes e incubatório. Na área de matrizes de frango de corte, a Aurora conta com duas granjas próprias e mais 18 núcleos de produção e nove núcleos de recria no sistema de integração de ovos.
Para realização do evento a Aurora contou com o apóio estratégico dos fornecedores. Na área de vacinação, por exemplo, o assistente técnico do Departamento Avicultura do Laboratório Biovet, Alexandre Zocche, esclareceu aos participantes as particularidades de cada via de administração de vacinas, a maneira correta de conservação e manipulação de cada produto e equipamentos necessários, entre outros assuntos.