Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cursos

Adapec realiza curso sobre sanidade avícola

Curso iniciou nesta segunda-feira, 22 e segue até o próximo dia 26

Adapec realiza curso sobre sanidade avícola

Teve início na tarde desta segunda-feira, 22, e segue até o próximo dia 26, um curso sobre sanidade avícola promovido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O curso está sendo realizado no auditório da Universidade Católica do Tocantins, Campus II (Unicatólica) e conta com a participação de cerca de 60 servidores da Adapec de todas as regiões do Estado.

Na abertura, o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, destacou a importância da qualificação dos servidores que atuam no sistema de defesa sanitário. “Iniciamos hoje o curso de sanidade avícola atendendo uma politica do Governo do Tocantins, uma vez que a avicultura desponta como um setor forte no Estado que contribui para o crescimento da nossa economia. Por isso, este investimento em capacitação dos nossos técnicos da Adapec visa atender bem o produtor rural para que, quando solicitados, possamos estar prontos para atender da forma e de maneira eficaz,” disso Lenito Abreu.

“Estes cursos fazem parte de uma parceria do Mapa com a Adapec e nosso objetivo é treinar os profissionais da defesa para estar aptos para o atendimento a notificação de doenças emergenciais, num momento essencial para a vigilância e pesquisa,” disse o auditor federal da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA-TO), Welciton Assunção Alves.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, Mariana Teles, disse que o curso é para qualificar o quadro de médicos veterinários da Adapec, principalmente os que ingressaram recentemente na Agência, para treiná-los a realizar as vigilâncias mais profundas, fazer necropsias e intensificar as visitas às propriedades visando o atendimento aos chamados de suspeitas de doenças nas aves. “Sabemos da nossa responsabilidade no controle sanitário e por isso, vamos nestes cinco dias preparar nossos técnicos para em caso de emergência de doenças aviárias saber conduzir dentro do protocolo estabelecido todas as tomadas de decisões,” disse Mariana Teles.

Durante esta semana serão abordados no curso temas como: Plano Nacional de Contingência; Biodiversidade e compartimentação da avicultura; Vigilância para doença de Newcastle e Influenza aviária; Atendimento à notificação e educação sanitária no campo; Aves migratórias encontradas ao longo dos corpos D’água do Tocantins; técnicas de colheita de sangue; necropsia em aves, entre outros.

 

Foto: Keven Lopes – Governo do Tocantins