Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Aftosa sem vacinação

Retirada do procedimento deve ser tema de um debate entre países do Mercosul durante a Expointer, realizada no Rio Grande do Sul.

Aftosa sem vacinação

O secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, quer fazer da Expointer deste ano um fórum de debate entre os países do Mercosul sobre a retirada da vacinação contra a aftosa. O trabalho começa nesta semana, na feira de Palermo, na Argentina, evento em que convidará lideranças do país vizinho para a ocasião. “A aftosa será um assunto que dominará a Expointer. Utilizaremos a feira para buscar mais definições e sintonia para os procedimentos do plano que será adotado”, afirma Tietböhl. De acordo com ele, as informações servirão de base para um cronograma de ações até a retirada total da vacina do rebanho bovino e bubalino do Rio Grande do Sul.

Entretanto, para o coordenador do conselho técnico operacional da Pecuária de Corte do Fundesa, Fernando Adauto, o foco dos debates deve ser a conquista de novos mercados, com reforço nas condições sanitárias atuais antes de se discutir o fim da imunização. “O Uruguai não retirou a vacina e conquistou os mercados americano, coreano e canadense, e nós, não. Temos que melhorar as condições de controle sanitário com informatização das inspetorias, contratação de pessoal e aquisição de veículos”.