O programa Agribusiness Prospect, iniciativa do Instituto do Oswaldo Gessulli e Coser Agronegócio, visa promover uma maior inserção do agronegócio brasileiro no cenário internacional, com enfoque nas cadeias de proteína animal. Através de viagens técnicas, o programa organiza grupos de empresas, empresários, estudantes e demais pessoas ligadas diretamente com o segmento cárneo para participar de feiras e missões internacionais. Nas viagens, o participante tem a oportunidade de visitar empresas, fazendas, trocar experiências, captar novos negócios e adquirir conhecimento.
O programa Agribusiness Prospect foi iniciado em janeiro deste ano, com uma Viagem Técnica à International Poultry and Processing Expo – IPPE 2015. Além do evento, a programação da viagem incluiu um tour por plantas de processamento e redes varejistas. Confira as fotos desta emocionante experiência aqui.
Viagem Técnica Franco-Ibérica – Cadeia da Carne Suína 2015
A viagem técnica é uma excelente vivência profissional. Empresários, colaboradores, familiares certamente ficarão muito satisfeitos com o aprendizado incrível e viverão momentos agradáveis.
Pensando nisso, o Instituto Oswaldo Gessulli, em parceria com a Coser Agronegócio, com apoio Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), organizam a segunda viagem técnica do programa Agribusiness Propect. Trata-se da “Viagem Técnica Franco-Ibérica – Cadeia da Carne Suína 2015”.
A organização preparou uma programação diferenciada de 24 de Maio à 04 de junho de 2015, onde cada participante vai conseguir aproveitar ao máximo sua viagem, com acompanhamento técnico especializado e a presença de um jornalista, que vai relatar todos os momentos de aprendizagem e as oportunidades de negócios.
Confira a programação preliminar de do novo pacote da Viagem Técnica Franco-Ibérica – Cadeia da Carne Suína 2015:
24/05 Domingo 1º Saída Brasília/ Lisboa
25/05 Segunda 2º Dia – Lisboa/Barcelona. Reunião Grupo e Jantar
26/05 Terça 3º Dia – Barcelona. Mercado La Boqueria para conhecer um dos melhores modelos da Europa de comercialização de produtos agropecuários direto ao consumidor (www.boqueria.info). Deslocamento Barcelona-Lleida (ônibus).
27/05 Quarta 4º Dia – Lleida e Região. Granjas de produção de suínos com alta tecnologia em manejo e bem-estar animal.
28/05 Quinta 5º Dia – Lleida e Região. Bolsa de comercialização de suínos, Mercolleida (www.mercolleida.com).
29/05 Sexta 6º Dia – Lleida e Região. Grup Alimentari Guissona com visitas ao frigorífico, centro de distribuição e cooperativa (www.cag.es).
31/05 Domingo 8º Dia – Deslocamento Bordeaux-Rennes (ônibus)
01/06 Segunda 9º Dia – Rennes e Região. Cooperl Arc Atlantique.
Cooperativa de pequenos e médios produtores que possuem um dos maiores frigoríficos de abate e processamento de suínos da Europa, além de excelente logística para distribuição de carnes (www.cooperl.com).
02/06 Terça 10º Dia – Rennes e Região. Sistema de produção e comercialização de suínos.
03/06 Quarta 11º Dia – Rennes e Região. l’interprofession nationale porcine (Inaporc) que congrega toda cadeia de produção da carne suína da França (www.leporc.com). Deslocamento Rennes-Paris (TGV).
04/06 Quinta 12º Dia – Paris e Região. Marché de Rungis é um dos mais importantes centros de distribuição e comercialização de alimentos frescos do mundo (www.rungisinternational.com). Reunião com a Associação de Produtores de Suínos da França Paris / Brasília .
Lugares Inesquecíveis
Você está pronto para se surpreender com a capital da Catalunha, região que respira modernismo, sem ofuscar seu patrimônio histórico, gastronômico e cultural? E o que falar da Região da Bretanha, uma das mais preservadas regiões da França com castelos medievais que despontam entre os cinco destinos mais visitados da França?
Pois bem, prepare seu passaporte e venha conosco nesta Viagem Técnica Franco-Ibérica que programamos para você. Com o acompanhamento de um Coordenador Técnico, você vai ao coração da produção, do processamento e do consumo de carne suína destes dois países, além de conhecer os principais canais de comercialização de alimentos da Europa.
Com um roteiro técnico que mergulha nos detalhes da cadeia de produção de suínos da Espanha e da França, visitas aos icônicos mercados La Boqueria em Barcelona e Rungis, em Paris, às principais bolsas de comercialização de suínos dos dois países, além de uma experiência gastronômica inconfundível.
Todo trajeto será coordenado por um técnico com experiência neste roteiro, bem como a presença de um jornalista que vai relatar e documentar toda sua viagem, o que fará dessa experiência um momento único para conhecer como funciona o mercado nestas duas regiões de grande relevância para o comércio em nível mundial de carnes, queijos e outras iguarias como o presunto e o azeite espanhol, o vinho e o foie gras francês.
Não fique de fora deste roteiro e reserve agora mesmo seu lugar na Viagem Técnica Franco-Ibérica – Cadeia da Carne Suína 2015. Um momento singular, com passagem pelos roteiros de produção, processamento, comercialização e consumo de suínos da Espanha e da França.
Para mais informações da Viagem Técnica Franco-Ibérica – Cadeia da Carne Suína 2015, envie um e-mail para [email protected] ou ligue (11) 2118-3133.
Sobre o Instituto Oswaldo Gessulli
Criado com o objetivo de resgatar e difundir a memória e cultura do agronegócio e da história do setor agrícola e pecuário brasileiro, assim como discutir o seu futuro o Instituto Oswaldo Gessulli dará andamento a outras iniciativas, como desenvolver ações educativas e culturais relacionadas ao conteúdo temático que se propõe a preservar, como a edição de livros, seminários, cursos e outras atividades. Faz parte desta iniciativa a criação do Prêmio Instituto Oswaldo Gessulli, que terá sua terceira edição inserida na programação da FIPPPA – Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal 2015 e do Seminário Técnico Cientifico de Aves e Suínos.