Redação AI (12/03/07) – Carinho por Umuarama é o que o deputado federal Alfredo Kaefer alimenta quando diz querer investir no desenvolvimento deste município tanto com a geração de empregos por meio da instalação de uma unidade da sua empresa como também para o lado social por meio da implementação de uma unidade de seu Instituto.
Alfredo Kaefer, 50 anos, é natural de São Luiz Gonzaga (RS) e reside em Cascavel desde o ano de 1978. Hoje, o empresário que iniciou suas atividades no ramo de avicultura, ainda em 1976, está à frente da Diplomata S.A. – Industrial e Comercial, uma organização empresarial que emprega mais de cinco mil funcionários e gera renda indireta a outras 15 mil famílias. A Diplomata ocupa a oitava posição no ranking nacional de produção de aves, o que representa uma participação de 2,1% do mercado. Desse volume, cerca de 60% é destinada ao mercado externo.
Na atividade empresarial, Alfredo Kaefer também atuou nas áreas de finanças, shopping center, comunicação, insumos para agricultura, esmagamento de soja, laticínios, supermercados, combustíveis e transportes.
O Deputado tem interesse em abrir uma unidade da sua empresa em Umuarama, e está à espera de uma oportunidade. “Eu não vou dizer que vou instalar, porque não tenho nada em vista. Eu tenho é vontade, mas estou à espera de uma oportunidade”, diz. Ainda lembra que na cidade já existe uma empresa no ramo de aves que está desempenhando muito bem o seu papel. “A empresa que Umuarama tem hoje faz um trabalho bem feito. De toda forma, aqui é um pólo, portanto estou atento à oportunidade”.
A Diplomata também é mantenedora do Instituto Alfredo Kaefer, que atua junto à comunidade, focando o desenvolvimento econômico e social.
Atualmente, são atendidas aproximadamente três mil crianças e adolescentes com o projeto Jovem Atleta. Todos têm a oportunidade de participar de escolas de futsal, futebol de campo, vôlei e capoeira. O instituto também mantém o programa Bate Coração, tendo realizado mais de dois mil monitoramentos de pressão arterial entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. O trabalho é coordenado por uma equipe de enfermeiros.
Promessa do Kaefer é a vinda de uma unidade do Instituto para Umuarama. “Está no meu foco a intenção de desenvolver o Instituto Alfredo Kaefer aqui. É uma promessa minha para o povo de Umuarama”, diz. A intenção do trabalho esconde uma preocupação social do deputado. “O meu objetivo na verdade é contribuir para diminuição de crianças na rua, envolvidas com drogas e passando por distúrbios irregulares”, conta. A finalidade é a formação do futuro cidadão com o intuito de encaminhar este jovem para uma brilhante carreira profissional.
Sobre a educação, Kaefer comenta que é a favor do Plano de Educação Integral e vai batalhar para que seja aprovado. “Vou brigar muito no congresso para a educação em tempo integral”, diz, “a solução a médio e longo prazo do país é a educação”.
Como político que é, Kaefer reconhece que teve uma votação expressiva na região, tendo 2400 votos somente em Umuarama. Agradece a cidade e aprovou a 33ª Feira de Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama. “Já visitei muito essa Feira, principalmente, quando meus filhos vinham para cá fazer provas de hipismo”, diz. Há quase três meses que assumiu a legislatura de deputado federal, Kaefer já participou de decisões importantes e está participando. “Quando o deputado Osmar Serraglio foi indicado à secretaria teve meu total apoio e voto de contribuição. Agora, eu e ele estamos somando esforços e contribuindo com nossa experiência com o agronegócios. Estamos com a Frente Parlamentar da Agricultura”, diz. “Estou participando da estruturação de um projeto como lei federal que trata da sanidade ambiental e animal”, diz. Segundo o deputado, a nossa riqueza vem do grão, da pecuária, do ovino, etc, a febre aftosa nos atingiu muito forte, então precisamos derrubar a gripe aviária definitivamente e a ferrugem asiática, que estará tudo na lei.
Outra atenção para a qual se volta o deputado é a questão da reforma tributária. “Tenho participação grande na reforma tributária e quero, junto com meus colegas, estar a frente nessa questão”, diz. “O país precisa dessa reformulação nos impostos e cargas tributárias. Aliás, a reforma fiscal também”.
Carreira – Kaefer foi presidente do Rotary Club de Cascavel Harmonia, na gestão 1987/88, tendo sido diplomado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), participando do ciclo de estudos no ano de 1991. O empresário também presidiu a equipe de futebol do Cascavel Esporte Clube entre os anos de 1994/97. Hoje, também é membro do Instituto Liberal, seção Paraná; da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, e participa do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).
Na setor de avicultura, é membro da Associação de Produtores de Pintos (APINCO), da União Brasileira de Avicultura (UBA) e da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF). Em julho de 2005, assumiu a presidência da Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná (AVIPAR), que congrega 95% das empresas do setor no Estado e participa com 25% da produção nacional de aves. Kaefer também é presidente do PSDB de Cascavel e coordenador regional do partido.