O uso de ácidos orgânicos, ou mesmo prebióticos, probióticos e extratos vegetais na nutrição animal podem ser alternativas eficientes para um dos grandes desafios da suinocultura, o de substituir os antibióticos promotores de crescimento. A afirmação é do o Professor do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Valdomiro Miyada. “Estas alternativas têm funções muito próximas e podem trazer respostas econômicas para a cadeia produtiva”, afirmou o especialista.
Atendendo uma exigência do mercado europeu, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) restringiu o uso de antibióticos promotores de crescimento na produção animal, através das Instruções Normativas (IN) 65 e 04, e intensificou suas fiscalizações. A medida caiu como uma bomba na agroindústria, pois o impacto é de ordem econômica, comprometendo a competitividade de custos.
Debate- Com este foco, a Novus reúne, no dia 04 de agosto, cerca de 20 especialistas e representantes para discutir as pesquisas mais recentes e a aplicação das alternativas aos antibióticos promotores de crescimento. De acordo com a empresa, o objetivo é mostrar soluções eficientes, que contribuem para a produção de uma carne de qualidade e com custos competitivos. “A grande vantagem de alternativas como ácidos orgânicos, prebióticos ou probióticos, por exemplo, é a de não deixar resíduos na carne”, pontuou Miyada.
Serviço:
Debate: Alternativas aos antimicrobianos melhoradores do desempenho de suínos
Palestrante: Professor Dr. Valdomiro Miyada
Data: 4 de agosto de 2009
Horário: 15h
Local: Sala Agostinho Duarte – Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, Chapecó, Santa Catarina
– Com informações da assessoria de imprensa da Novus.