Mais de 20 profissionais de açougue participaram do I Curso de Capacitação em Tecnologia de Cortes Suínos, realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), junto do Frigorífico Saudali, e com o apoio direto da Associação dos Suinocultores de Estado de Minas Gerais (Asemg) e do Sebrae/MG .
A capacitação é uma das bases de atuação do Projeto e no ano passado contou mais de 600 profissionais preparados para desenvolver os mais diferentes cortes de suínos para o varejo. Para integrar os participantes ao contexto das ações, a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, pontuou sobre a evolução da suinocultura no país e abordou a importância das boas práticas na manipulação de alimentos e na gestão da qualidade, bem como, o formato de apresentação dos cortes ao consumidor. Além disso, levou informações de autoridades médicas e nutricionais, que desmistificam pontos em relação ao consumo de carne suína, que até então eram desconhecidos por grande parte dos consumidores.
Já o consultor de cortes apresentou aos participantes técnicas para realizar o porcionamento da carcaça suína e também falou sobre embandejamento e deu dicas de preparo para os cortes apresentados. “O profissional de açougue precisa fazer tanto os cortes comerciais quanto os gastronômicos, mas tão importante quanto fazê-los é apresentá-los de forma atrativa para despertar o interesse dos consumidores” explicou Furtado. Ainda no treinamento foram destacados temas polêmicos que envolvem a carne suína como: saudabilidade e preconceito referente à falta de informação. “Reconhecemos que a capacitação não só orienta o profissional em novas técnicas e aprimoramento como também na disseminação de informações sobre o produto, fator relevante para o aumento de consumo”, confirmou a coordenadora do PNDS.
Bráulio Trindade Cheloni, vice-presidente da Associação dos Comerciantes de Carne e açougueiro experiente, com 35 anos de atuação no setor de comércio de carnes, destacou a importância de se fazer cursos de aperfeiçoamento. “Nós aprendemos e podemos repassar ao consumidor, na forma de produtos, o que nos foi passado, ofertando um produto diferenciado e de qualidade ao cliente”.
O presidente da Assuvap, Fernando Soares, acredita que uma participação como essa, “evidencia a importância de ações que contribuem para a melhoria e diversificação dos tipos de cortes suínos oferecidos nos açougues”. Já o presidente da Coosuiponte, João Leite, destaca que um cliente satisfeito gera mais demanda e contribui para o desenvolvimento do setor, “um corte de qualidade, com certeza, contribui para a satisfação do consumidor, fazendo com que ele volte a consumir e divulgar a carne suína”.