Novembro será um mês atípico na Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), pois em virtude do feriado de 15/11, quando é comemorada a Proclamação da República, não será promovida a tradicional 2ª5ª Especial. “Devido ao grande número de pessoas que irão viajar, optamos por realizar 3 encontros com temas de grande importância para o negócio de cada suinocultor mineiro”explicou o presidente da Asemg, Dr. Antônio Ferraz.
O primeiro encontro se dará no dia 07/11, quando o gerente de certificação do IMA – Marco Antônio Vale, apresentará em primeira mão aos produtores mineiros o Projeto de Certificação a ser implantado na suinocultura mineira. “Este é um assunto importante pois não só irá trazer maior valorização para a nossa atividade, como dará oportunidade das granjas certificadas agregarem valor ao seu produto. Conto com a presença de todos para que possamos conhecer mais sobre este projeto” disse o vice-presidente da Asemg, José Arnaldo Cardoso Penna.
O segundo encontro acontecerá no dia 21/11 e contará com a apresentação de dois temas: O Perfil Do Mercado Suinícola, a ser mediado pelo diretor de mercado interno da ABIPECS (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína), Jurandi Machado, com objetivo de analisar o mercado atual da suinocultura mineira e traçar as perspectivas para os próximos anos no Brasil e em Minas. Em seguida, Fabiana Santos Vilela, gestora técnica do Sebrae MG e Dr. Delly Oliveira Filho, professor da UFV falarão aos produtores sobre: Produção de Energia A Partir de Biogás. “Vamos apresentar aos suinocultores um projeto de utilização dos biogases gerado pelos biodigestores. Com a utilização do mesmo os produtores poderão reduzir seus custos, deixar de pagar à concessionária de energia e poderá até mesmo perceber a possibilidade de um novo negócio ao comercializar uma energia que exceda à necessidade da propriedade”, contou Fabiana Vilela.
O terceiro e último encontro, ainda no mês de novembro, será um Workshop sobre Tratamento de Dejetos Suínos na Embrapa Suínos e Aves de Concórdia organizado pela Asemg e pelo pesquisador Dr. Paulo Armando V. de Oliveira a ser realizado entre os dias 26 e 28, onde ocorrerão fóruns de discussão e visitas monitoradas. “Conhecer realidades diferentes irá nos trazer maiores condições para trabalharmos de maneira mais moderna o nosso negócio”disse o diretor de meio ambiente da Asemg, Manoel Teixeira Lopes.