Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Asemg promove encontros para discutir assuntos de certificação, mercado e meio ambiente

Novembro será um mês atípico na Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg).

Novembro será um mês atípico na Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), pois em virtude do feriado de 15/11, quando é comemorada a Proclamação da República,  não será promovida a tradicional 2ª5ª Especial. “Devido ao grande número de pessoas que irão viajar, optamos por  realizar 3 encontros com temas de grande importância para o negócio de cada suinocultor mineiro”explicou o presidente da Asemg, Dr. Antônio Ferraz.

O primeiro encontro se dará no dia 07/11, quando o gerente de certificação do IMA – Marco Antônio Vale, apresentará em primeira mão aos produtores mineiros o Projeto de Certificação a ser implantado na suinocultura  mineira. “Este é um assunto importante pois não só irá  trazer  maior valorização para a nossa atividade, como dará  oportunidade das granjas certificadas  agregarem valor ao seu produto. Conto com a presença de todos para que possamos conhecer mais sobre este projeto” disse o vice-presidente da Asemg, José Arnaldo Cardoso Penna.

O segundo encontro acontecerá no dia 21/11 e contará com a apresentação de dois temas: O Perfil Do Mercado Suinícola, a ser mediado pelo diretor de mercado interno da ABIPECS (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína), Jurandi Machado, com objetivo de analisar o mercado atual da suinocultura mineira e traçar as perspectivas para os próximos anos no Brasil e em Minas. Em seguida, Fabiana Santos Vilela, gestora técnica do Sebrae MG e Dr. Delly Oliveira Filho, professor da UFV falarão aos produtores sobre: Produção de Energia  A Partir de Biogás. “Vamos apresentar aos suinocultores um projeto de utilização dos biogases gerado pelos biodigestores. Com a utilização do mesmo os produtores poderão reduzir seus custos, deixar de pagar à concessionária de energia  e poderá até mesmo perceber a possibilidade de um novo negócio  ao comercializar uma energia que exceda à necessidade da propriedade”, contou  Fabiana Vilela.

O terceiro e último encontro, ainda no mês de novembro, será um  Workshop sobre Tratamento de Dejetos Suínos na Embrapa Suínos e Aves de Concórdia organizado pela Asemg e pelo pesquisador Dr. Paulo Armando V. de Oliveira a ser realizado entre os dias 26 e 28,  onde ocorrerão fóruns de discussão e visitas monitoradas. “Conhecer realidades diferentes irá nos trazer maiores condições para trabalharmos de maneira mais moderna o nosso negócio”disse o diretor de meio ambiente da Asemg, Manoel Teixeira Lopes.