Para finalizar as atividades do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no Espírito Santo neste ano, a Associação de Suinocultores do Espirito Santo (ASES) junto ao Sebrae/ES, reuniu autoridades ligadas ao agronegócio e produtores de suínos para apresentar os resultados atingidos em mais um ano de atuação na suinocultura da região.
Estiveram presentes o Deputado Federal, Lelo Coimbra; representando o Governador do Estado do ES, Fernando Campanha; superintendente do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira; superintendente SENAR-ES, Neuzedino Assis; presidente ABCS, Marcelo Lopes; diretor-executivo ABCS, Fabiano Coser, presidente do conselho deliberativo da ASES, José Puppin; Prefeitos, vereadores, secretários de agricultura municipais, representantes de instituições financeiras e produtores do estado.
A coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, apresentou no encontro os resultados nacionais do projeto destacando o aumento de capacitados, que atualmente já ultrapassam mais de 23 mil profissionais nas três áreas de atuação: produção, indústria e varejo. “A ASES teve grande destaque esse ano com a realização da ação no sistema prisional do estado. Concomitante desenvolveu trabalhos para a abertura de um grande mercado de refeições coletivas e relacionados com a questão social. É uma entidade que junto ao Sebrae/ES potencializa o trabalho da ABCS”, diz.
Já as ações e atividades realizadas pelo PNDS no Espírito Santo em 2012 foram apresentadas pelo secretário-executivo, Nélio Hand, que destacou em detalhes as principais atuações do projeto no estado. “O PNDS no Espirito Santo capacitou, até o momento, 1.053 pessoas, sendo 379 em que em cortes especiais, 272 em saudabilidade, 254 em gastronomia, mais 137 em ações voltadas para a produção de suínos, além de profissionais que participaram de missões técnicas elaboradas pela entidade”, disse. Já de sensibilizados, a associação estadual atingiu neste ano mais de 16 mil pessoas, em feiras e eventos. Hand citou ainda as capacitações na área de produção e a realização do 1º Festival do Leitão no Rolete de Cachoeiro de Itapemirim, onde houve a realização de palestras, vitrine da carne, aula show gastronômica, e um almoço beneficente com 30 leitões no rolete. “A participação em feiras e eventos também foi um destaque: na Super ACAPS Panshow, evento voltado para supermercadistas, e na GRANEXPO ES maior evento do negócio rural capixaba”, complementa.
O secretário lembrou também de uma das ações pioneiras do estado, o workshop realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS) e a empresa de refeições coletivas MS QUINTINO. A oficina ministrada para a equipe de profissionais que atuam na cozinha da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim, que buscou esclareceu dúvidas sobre a carne suína e ofereceu treinamento de cortes de carne suína.
Segundo Marcelo Lopes, Presidente da ABCS, o estado se destacou pela diversidade de público, com destaque para universitários, futuros profissionais que promoverão a carne suína. “Com a capacitação do PNDS os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da carne suína na alimentação humana, e a nova realidade da produção brasileira. Parabenizo o estado pela quantidade de ações concluídas com louvor”, comenta.
O Presidente da Ases, José Puppin destacou a missão técnica para Ponte Nova/MG, atividade desenvolvida para que produtores e colaboradores trocassem experiências. “O aprimoramento das atividades é sempre um conquista e o PNDS está em constante aperfeiçoamento de suas ações. Está missão é prova de que a troca de informação e o cooperativismo fazem crescer ainda mais o setor suinícola no país”, diz
No evento ainda destacou-se o aniversário de 33 anos da ASES, comemorado no dia 09 de novembro. Após as apresentações os participantes, degustaram um delicioso jantar à base de carne suína, preparadas pelo mestre açougueiro e especialista em cortes suínos, Daniel Furtado.