Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aurora eleva aposta em vendas internas

<p>A catarinense Coopercentral Aurora fechou parceria com a Espaçofrio Armazenagem, do Paraná, para instalar um centro de distribuição na região metropolitana de Curitiba.</p>

Redação (12/04/07) – O objetivo é agilizar a entrega de produtos sobretudo na região Sudeste. Para São Paulo, um dos mais importantes mercados da Aurora no país, a idéia é que as encomendas cheguem em até sete horas. Hoje, se a carga sai de Chapecó (sede do grupo), o prazo pode alcançar 24 horas. 

Segundo Mário Lanznaster, presidente da Aurora, o novo centro será particularmente importante para o escoamento das vendas de suínos no mercado doméstico, já que o segmento ainda sofre com o entrave russo. "Se há um mercado hoje para os suínos, é o interno, e vamos brigar por ele". 

O investimento no centro, de R$ 35 milhões, está a cargo da Espaçofrio, que locará a unidade por dez anos para a Aurora. Segundo Lanznaster, a cooperativa deixará de usar vários pequenos centros de distribuição de terceiros para se concentrar em Curitiba. Lanznaster diz que a opção por alugar um centro de distribuição, e não construir uma unidade própria, deve-se à localização. 

O centro da Espaçofrio está às margens da BR-376, em São José dos Pinhais (PR), e muito próximo dos principais mercados consumidores da cooperativa, que além de São Paulo inclui o Vale do Itajaí (SC) e o próprio Paraná. Conforme Lanznaster, a parceria não reduzirá significativamente os gastos com logística, mas reduzirá perdas em situações extremas. No passado, por exemplo, já aconteceu de não haver espaço para armazenagem disponível na região Sul, e a Aurora teve de armazenar cargas em São Paulo para posteriormente exportá-las por Itajaí (SC). 

Os donos da Espaçofrio, Antônio Lorenzetti e Ricardo Tombinni, são antigos parceiros da Aurora no Paraná. Eles controlam a Jumbo Alimentos, de Cascavel, que distribui produtos da cooperativa. As obras do novo centro começam em maio e devem terminar em dezembro. O empreendimento ocupará uma área de 100 mil metros quadrados, com 12,9 mil metros quadrados de área construída, e dobrará a capacidade de armazenagem da cooperativa.