Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Abertura chinesa à carne suína brasileira

Expectativa é que habilitação de frigoríficos brasileiros seja concluída em maio, na visita de Lula a Pequim.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Pedro de Camargo Neto, informa de Pequim que “a expectativa é que a habilitação de frigoríficos brasileiros para exportar àquele mercado esteja concluída por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em 19 de maio”.

A China realizou missão veterinária ao Brasil em novembro de 2008 e o Brasil encaminhou para lá informações detalhadas de 24 frigoríficos que desejam ser habilitados.

Segundo Camargo Neto, o embaixador do Brasil em Pequim, Clodoaldo Hugueney Filho, terá importante reunião, na próxima segunda-feira, dia 27, com o ministro responsável pela área sanitária na agência AQSIQ – General Administration of Quality Supervision, Inspection and Quarantine, que cuida do processo de habilitação de frigoríficos. “O órgão chinês, altamente capacitado, possui burocracia forte e de grandes proporções, que atua lentamente. Espera-se que o evento presidencial agilize o processo”, comenta o presidente da ABIPECS.

A China, maior produtora e consumidora de carne suína, passou nos últimos três anos de exportadora a importadora, como resultado do aumento de consumo e de problemas sanitários ocorridos na suinocultura do país. Em 2008, importou mais de 400 mil toneladas dos EUA e da União Europeia, ficando o Brasil de fora desse comércio em virtude da falta de habilitação. Espera-se que a mesma seja obtida por ocasião da visita do presidente Lula.

Camargo Neto acompanha a delegação do governo brasileiro que participa da reunião da Subcomissão Econômico-comercial da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação e Coordenação). A delegação é chefiada pelo embaixador Pedro Luiz Carneiro de Mendonça, subsecretário geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores. Participam também da missão o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, e o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto.

ABIPECS NA AVESUI – Camargo Neto fará uma apresentação sobre o “Panorama da Suinocultura Brasileira” às 9h15 desta segunda-feira, dia 27 de abril, na Avesui 2009, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ele estará à disposição da imprensa para falar do mercado interno e das perspectivas de abertura externa em 2009.