A oferta equilibrada com a demanda deverá contribuir para a sustentação dos preços do frango no segundo semestre, defende o engenheiro agrônomo e presidente do Grupo Agroceres, durante a feira AveSui 2014, que acontece até quinta-feira, dia 15 de maio, no CentroSul, em Florianópolis, Santa Catarina. “A oferta de carne de frango deve se manter equilibrada até o final deste ano. Um aumento da produção deve ser limitado, dentre outros fatores, pelo período de recuperação, ainda em curso, das grandes perdas sofridas em 2012, o que deve ajudar a sustentar os preços do frango”, avalia o especialista.
O provável cenário positivo para o setor tem ainda o reforço das estimativas de desaceleração dos custos da ração para o segundo semestre. Pereira lembra que o atual preço da ração está acima do que se projetava para este ano, impulsionado pela menor safra de verão na região centro sul, provocada pela seca, e pelo aumento das exportações de soja. “Contudo, o mercado continua na expectativa do comportamento do clima na segunda safra brasileira de milho, ainda em curso, e na safra dos Estados Unidos, em fase de plantio”.
O executivo aposta, para este ano, no bom equilíbrio entre oferta e demanda não só para a carne de frango, como também para a carne suína. “Este quadro é favorável para a sustentação de preços ao produtor”, afirma Pereira apontando os preços recordes da carne bovina como mais um fator de sustentação dos preços do frango e do suíno. “O mercado sempre encontra um equilíbrio ao longo do tempo, porque o consumidor, principalmente o de menor poder de compra, tende a migrar para a carne alternativa mais barata”. Fernando Pereira vai destacar suas principais expectativas para a avicultura e suinocultura durante a AveSui 2014, no estande da Agroceres Multimix, na quarta-feira, dia 14 de maio.
Visite o estande da Agroceres Multimix na AveSui 2014:
Data: de 13 a 15 de maio
Horário: das 10h às 18h
Local: Centro de Convenções de FlorianópolisEndereço: Av. Gustavo Richard, s/n, Baía Sul – Centro, Florianópolis, Santa Catarina.