Redação SI 17/05/2004 – 14h45 – A Agroceres PIC – empresa de melhoramento genético de suínos – participa este ano da Avesui – de 26 a 28 de maio, em Florianópolis (SC) – levando muita informação para a cadeia suína. A empresa patrocinará o III Seminário Internacional de Aves e Suínos, evento paralelo à exposição, apresentando dois temas que respondem alguns dos desafios pelos quais passa a suinocultura nacional.
No dia 28 (sexta-feira), às 8h15, na sala arvoredo do Centro de Convenções de Florianópolis, o engenheiro agrícola Francisco Carlos apresentará a importância e como fazer um planejamento econômico-financeiro de qualquer projeto suínicola. Uma pauta que vem de encontro ao desafio do setor em obter lucratividade num momento em que os custos de produção estão cada vez mais altos.
Chefe do departamento de engenharia e projetos da Agroceres PIC, Francisco trabalha justamente junto a suinocultores, cooperativas e agroindústrias orientando-as quanto à dimensão do projeto, cálculo de viabilidade econômica, locação das unidades produtoras, memorial descritivo das obras, projetos executivos, plantas elétricas e hidráulicas, demandas de energia e água, infra-estrutura de biossegurança e muito mais.
Na seqüência, às 9h00, a Agroceres PIC apresenta a palestra do Dr. Jerome Geiger, médico veterinário, PhD em sanidade suína e integrante do departamento de Technical Services da PIC, nos Estados Unidos. Por ter participado de forma intensa nos trabalhos de erradicação de importantes doenças virais (especialmente PRRS) e bacterianas em granjas americanas, o Dr. Jeir (como é conhecido) foi convidado a falar sobre como erradicar doenças sem depopulação do rebanho suíno. Pois foi através desta técnica, que a PIC conseguiu elevar para 98% o índice de granjas multiplicadoras nos EUA livres de PRRS (Síndrome reprodutiva respiratória dos suínos) e APP (Actinobacilus pleuropneumoniae).
Outras informações sobre a Avesui: www.avesui.com