O Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal, integrante da programação da AveSui – Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos –, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de abril, no Paraná, trará um enfoque especial sobre “Legislação e Autocontrole” no painel Rações sob coordenação do coordenador de Assuntos Regulatórios do Sindirações, Bruno Caputi.
O coordenador expressou entusiasmo com a inclusão de um tema dedicado a um assunto tão vital para o setor. Ele enfatizou a importância da Lei 14.515, sancionada no final de 2022, que busca empoderar o setor privado na implementação e manutenção de procedimentos que assegurem a qualidade e segurança de insumos agropecuários e alimentos de origem animal ou vegetal.
Esta legislação também criou o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária, visando melhorar os sistemas de gestão de qualidade e segurança alimentar.
“A legislação sanitária atualizada, focando no ‘autocontrole’, é fundamental para que os fabricantes de rações e alimentos para animais compreendam suas novas responsabilidades”, apontou Caputi.
Ele destaca a eficiência que essa nova abordagem traz, permitindo ao governo concentrar sua fiscalização em áreas de maior risco, uma tendência que se alinha com práticas globais de garantia de qualidade e segurança alimentar.
Durante o painel, serão discutidos tópicos essenciais como aplicação da análise de risco na modulação de segurança para saúde animal; estratégias de identificação e aplicação de medidas de controle de riscos eficazes; análise de riscos como um instrumento decisivo para os órgãos reguladores e a relevância da análise de riscos na gestão de segurança alimentar.
O painel também contará com a participação do vice-presidente executivo do Sindirações, Dr. Ariovaldo Zani, que trará informações sobre o mercado de alimentação no Brasil e perspectivas para 2024.
O tema que será debatido é uma oportunidade imperdível para profissionais da indústria se atualizarem sobre legislação recente e compreenderem o impacto dessas mudanças.
Confira a programação completa do painel e seus palestrantes:
14:00
Dr. Ariovaldo Zani
Vice-Presidente Executivo do Sindirações
Mercado da Alimentação Animal no Brasil e Perspectivas para 2024
15:00
Dr. Bruno Caputi
Coordenador de Assuntos Regulatórios e Qualidade do Sindirações
O Autocontrole na Alimentação Animal
15:45
Dr. Bruno Caputi
Coordenador de Assuntos Regulatórios e Qualidade do Sindirações
Tendências Globais Regulatórias e de Sustentabilidade para o setor
16:30
Debate final com o coordenador e palestrante
Conheça a programação técnica do evento e faça sua inscrição!
Acompanhe as novidades do evento no site: www.avesui.com.br
Serviço:
AveSui – Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos
Data: 16, 17 e 18 de abril de 2024
E-mail: [email protected]
Telefone: +55 11 4013.1277
Siga a AveSui nas redes sociais:
Sobre a AveSui
A AveSui, Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos, chega a sua 23ª edição em 2024. Por mais de 20 anos a maior feira do setor de aves e suínos se fez presente próximo aos produtores, levando inovação, tecnologia e tendências dos setores. Por isso, desde 2018 a AveSui América Latina é realizada no Oeste paranaense. A Região Sul do Brasil está consolidada como o maior centro de produção de proteína animal do mundo.
Além disso, os três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ainda são responsáveis por uma grande fatia da produção nacional de grãos e oleaginosas. E dentro desse cenário, o Oeste do Paraná, uma área estratégica, localizada na Região da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) e próximo ao Centro-Oeste, com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, A região é alvo de investimentos significativos por parte de Cooperativas, Agroindústrias e empresas ligadas aos setores da avicultura e suinocultura.
Em 2024, a AveSui América Latina será realizada nos dias 16, 17 e 18 de abril em Medianeira, Paraná, no LAR Centro de Eventos, reunindo toda cadeia produtiva de aves e suínos em conjunto com a Feira Biomassa e Bioenergia. Além da feira de negócios, o público conta também com o 22º Seminário Internacional de Aves e Suínos e 8ª Edição do Prêmio Quem é Quem Maiores e Melhores Cooperativas de Aves e Suínos.